29.5.03

Sim, eu li Erick Von Däniken.

- Mas logo você, Persegonha? Um rapaz tão esclarecido, tão lido? Que decepção!

Amigos, respondo-vos eu, Acontece que o papai aqui já disse - ou advertiu - que é atraído por esse tipo de literatura por muitos taxada de trash. E ninguém é perfeito - clichê adequado para tal situação.

É claro que sou um leitor de Däniken que não está disposto a acreditar em tudo o que ele diz. Certas passagens podem ser encaradas como "forçações de barra". Só mesmo com muito boa vontade pode-se aceitar o que é dito. Entretanto, e aqui é uma opinião pessoal mesmo, a teoria dos "deuses-astronautas' preenche algumas lacunas que a Academia ainda não conseguiu responder. Um dia, até podem conseguir, mas até agora, necas.

Para alguns muitos a teoria de Däniken esbarraria num detalhe que não pode ser descartado: as longas distâncias entre as estrelas. Afinal, não estamos falando de um deslocamento Rio-São Paulo... Este é um fato que merece ser considerado. É mesmo um grande entrave. Ou melhor, seria.

Assistindo ao programa "Millenium", com Silio Boccanera, vi uma entrevista com o físico português João Magueijo, professor do Imperial College, na Inglaterra. Sua opinião é que a velocidade da luz no Universo não é constante. Pode variar em alguns cantos do espaço. O que vale pro nosso Sistema Solar não significa que valha pro resto do Universo como se fôssemos um padrão. Isto poderia significar, e aqui entra o meu modesto bedelho, que civilizações altamamente evoluídas tecnologicamente poderiam ter conhecimento disso, desses "atalhos", para que as viagens fossem encurtadas.

O único senão da teoria deste físico português é que, se a velocidade, não for mesmo constante, ela vai derrubar "apenas" uma coisinha: a teoria da relatividade, de Einstein.

A idéia, que João afirma que teve após uma ressaca, no que eu não vejo nenhum demérito, posto que eu mesmo já tive muitas, pode, sem querer, dar um gás científico aos deuses-astronautas que, a exemplo da Relatividade, é uma teoria.

João também é um adepto da teoria de que o Universo em que vivemos pode ser apenas um entre tantos universos. Que vários big bangs podem acontecer criando novos universos. Isso pode até demonstrar que o Universo é, ou seja, sempre existiu. Mas no que isso poderia implicar? Dimensões paralelas? Mundos paralelos? Poderíamos passar de um para o outro? Existiriam "atalhos" ou seriam universos intransponíveis, do tipo "cada um por si"?

Sei não... Essas teorias também podem dar um gás não só ao Däniken como as pessoas que acreditam num negócio chamado Transcomunicação Instrumental, aquela história de que podemos nos comunicar com espíritos através de aparelhos como computadores, gravadores e até mesmo telefones (um dia explico melhor). É que num livro sobre este assunto, esta teoria dos vários universos (na verdade uma idéia de um físico russo), era exposta como prova de uma dimensão paralela à nossa, para onde iriam os "desencarnados" etc etc etc...

É claro que muita água vai rolar. Tudo isso é teoria. Um certo blá-blá-blá. Mas seria engraçado se um dia a Ciência acabasse servindo para provar a existência de duas coisas que ela mais abomina: a visita de extraterrestres à Terra numa remota Antigüidade e a vida após a morte.





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]