5.5.03

Lendo "Tiago, irmão de Jesus". É interessantíssimo para quem gosta desse tipo de assunto. Como eu, por exemplo.

Existem três tipos de teoria a respeito dos irmãos de Jesus. A primeira delas é a Helvidiana, que é também a mais simples de todas: os irmãos de Jesus eram... irmãos de Jesus. Filhos de Maria e José e ponto final. No princípio, esta teoria não aborrecia a Igreja primitiva posto que não havia o dogma da virgindade de Maria. Depois do século II ela passou a ser considerada uma heresia.

A segunda é a Teoria Epifaniana, que diz que que os irmãos de Jesus eram, na realidade, filhos do primeiro casamento de José, que seria um senhor em idade provecta quando se casou com Maria.

E finalmente temos a teoria jeronimiana, que diz que os irmãos de Jesus seriam seus primos germanos. Afinal, o termo usado tanto para "primos" quanto para "irmãos" seria o mesmo. É a teoria mais fácil de se demolir apesar de ser mais complexa.

Mas o que eu gosto mesmo são das notas de pé de página. Adoro livros com notas de pé de página. Para um caçador de curiosidades como eu, é um verdadeiro maná. Aliás, pelas notas deste livro descobrimos que Nazaré, a cidade que acabou virando uma espécie de sobrenome de Cristo, simplesmente NÃO EXISTIA NA ÉPOCA de Jesus.

Eu me divirto muito com isso...





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]