19.4.03

100 LIVROS QUE EU NÃO POSSO DEIXAR DE LER ANTES DE PAGAR O ÓBOLO PARA CARONTE
Capítulo 81


TIAGO, IRMÃO DE JESUS
Pierre-Antoine Bernheim


Uma urna funerária descoberta recentemente pode elucidar os primeiros anos do cristianismo. Achado em Jerusalém, o artefato data do século I e traz, em aramaico, a seguinte inscrição: Tiago, filho de José, irmão de Jesus. Pelos cálculos de estudiosos, as probabilidades são de que, entre os 80 mil habitantes da cidade àquela época, cerca de 20 poderiam apresentar a mesma combinação de nome e parentesco.

A verdade histórica sobre Tiago pode ser conferida em TIAGO, IRMÃO DE JESUS, de Pierre-Antoine Bernheim, biografia publicada originalmente na França. Fruto de intenso trabalho de pesquisa, o livro conquistou crítica e provocou polêmica entre os leitores mais tradicionais.

Especialista em estudos sobre a origem do cristianismo, Bernheim apresenta, com farta documentação, provas sobre o parentesco entre Tiago e Jesus. O Novo Testamento traz poucas e imprecisas informações sobre Tiago. O que não impediu a proliferação de várias idéias polêmicas. Seria ele irmão de sangue de Jesus, o que contestaria o dogma da virgindade eterna de Maria?

Nos evangelhos, Tiago não parece ser partidário das idéias de Jesus. No entanto, não muitos anos após a crucificação, Paulo o descreve como um dos pilares da Igreja em Jerusalém e um dos líderes da nova religião. Como Tiago pôde manter essa posição de aparente superioridade sobre Pedro, considerado pela maioria dos cristãos como fundador e primeiro chefe da Igreja Católica?

De acordo com a correspondência de Paulo, a Igreja de Jerusalém, apesar de pobre, era um importante centro difusor da doutrina cristã nos primeiros séculos. Tiago era o personagem principal de uma igreja fortemente ancorada no judaísmo de seu tempo e fiel à Lei de Moisés. Ele se opunha a Paulo, cujas idéias se impuseram e levaram à separação do cristianismo e do judaísmo. Numa obra instigante Pierre-Antoine Bernheim revela-nos uma personagem amplamente ignorada. Em TIAGO, IRMÃO DE JESUS, primeira biografia de Tiago, o autor nos propõe uma nova visão dos primórdios da Igreja. Não a visão da ortodoxia - que triunfou -, mas aquela, inicialmente dominante, dos que não iam no sentido da História.

Pierre-Antoine Bernheim, especialista no estudo da origem do cristianismo, é membro da Society of Biblical Literature. Publicou "Paradis, paradis" e "Cannibales!"Vive em Londres.





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]