25.2.03

CENA 1 - FLASHBACK. ESCOLA DE COMUNICAÇÃO/UFRJ. INT. DIA.
LEGENDA: 16 de janeiro de 2003.

ADAÍLTON chega com o requerimento ao protocolo, uma espécie de "aquário" onde trabalham os funcionários que, com este artifício parecem querem fugir do contato físico com os "bárbaros".

ADAÍLTON - Aqui está o requerimento. Tá escrito que eu preciso anexar o Histórico Escolar. Eu preciso dar entrada nisso até quando?

FUNCIONÁRIA - (com má vontade) Pode deixar que a gente providencia isso.

ADAÍLTON - (um pouco alegre) Ok então.

ADAÍLTON sai despreocupado. E não percebe que a funcionária esfrega as mãos diabolicamente.

PONTUAÇÃO MUSICAL: Acordes macabros.

CENA 2 - DIAS ATUAIS. ESCOLA DE COMUNICAÇÃO/UFRJ. INT. DIA.
LEGENDA: 25 de fevereiro de 2003.

ADAÍLTON entra na Secretaria do Curso. Um funcionário acaba de atender uns estudantes que se despedem e vão embora.

FUNCIONÁRIO - Pois não?

ADAÍLTON - Bom dia. Eu entrei com um requerimento pra descancelamento de matrícula no dia 16 de janeiro. Queria saber se está tudo certo e se eu posso puxar as disciplinas que eu quero fazer...

FUNCIONÁRIO - Um momento que eu vou verificar.

O FUNCIONÁRIO sai detrás do balcão e sai da sala. ADAÍLTON está apreensivo. Do seu ponto de vista, vemos o FUNCIONÁRIO com uma pequena pasta de papel na mão. A tensão de ADAÍLTON parece aumentar. PONTUAÇÃO MUSICAL: Suspense.

ADAÍLTON - E então?

FUNCIONÁRIO - Como é que você quer dar entrada nesse processo sem anexar o seu histórico?

ADAÍLTON - (gaguejando/atrapalhado) C... como é que... que é?

FUNCIONÁRIO - Você não leu no requerimento que precisava anexar o histórico?

ADAÍLTON - M... mas a mulher do protocolo disse que... que não... precisava e...

FUNCIONÁRIO - A mulher do protocolo? Mas então você não sabe?

ADAÍLTON - Do quê? Do quê, pelo amor de Deus!!!

FUNCIONÁRIO - A mulher do protocolo é um fantasma!!! (Começa a rir, diabólico)

ADAÍLTON - (desesperado) Aaaaaahhhhhhhhhh!!!

ADAÍLTON corre tentando fugir da universidade, que começa a desabar. Ele vai se desvencilhando dos pedaços de reboco que caem do teto. Ao fundo, ouvimos a risada diabólica da funcionária misturada com a do funcionário...

FIM (???)


Brincadeiras à parte foi exatamente isso o que aconteceu. A mulher disse que ia anexar o histórico e não o fez. Dei entrada no processo dentro do prazo estabelecido pela universidade. E o processo não andou até agora, faltando três dias para acabar o período de inscrições em disciplina por causa disso... Mas o funcionário da secretaria imprimiu o histórico e anexou ao documento. Resultado: só vou poder me inscrever depois que o coordenador do curso repassar a documentação pro Centro de Filosofia e Ciências Humanas, o decano assinar e enviar o documento pra Divisão de Registro de Estudantes...

Enquanto isso eu me policio para não fazer bilu-bilu na frente dos outros, por ficar com medo de me considerarem um maluco... Não é por acaso que a Escola de Comunicação fica no prédio do antigo Hospício Nacional dos Alienados*...

* Lugar onde Lima Barreto ficou internado.





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]