12.2.03

Ai, os serviços públicos...

Imaginem vocês que eu ainda tenho alguns resquícios de contato com a universidade. Ainda nem peguei o diploma porque, segundo o meu histórico, devo duas matérias que eu tenho absoluta certeza que cursei e passei.

Mas isso não é nada perto do acesso à intranet da UFRJ. Para que eu consiga saber como está a situação das alterações de minhas notas não basta simplesmente digitar a minha DRE (o número de registro dos estudantes). Não, seria simples demais para uma estatal. Eu devo ir - novamente - à universidade, procurar a Secretaria Acadêmica, cadastrar o meu CPF e aí sim, ter acesso à intranet. Facil, não? Não. Definitivamente não. Fui à Secretaria numa sexta de manhã para ver como iam os meus processos:

- Aí, meu amigo, tá tudo lá... Se tá lá, deve tá tudo certo.

- Posso voltar então na data combinada e fazer o que eu tenho que fazer sem sustos?

- Pode.

- Eu queria também acessar a intranet. Eu preciso cadastrar o meu CPF aqui.

- Não... Não precisa cadastrar nada não. Liga lá pro NCE, diz que você tá precisando e...

"E depois me ajoelho, imploro, faço mal-criação..."

- ... e eles habilitam...

- Mas...

- O número é esse aqui. Eles fazem por lá mesmo.

"Caralho! Lá vou eu me aborrecer de novo...", pensei com os meus botões que, por sinal, não estava usando.

Cheguei ao trabalho (atrasado) e imediatamente mandei um e-mail, cheio de esperança que estava, pro Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ, responsável pelo sistema de acesso à intranet. Eis a resposta de uma das moças que lá trabalham:

Prezado usuário, você deve procurar a secretaria de sua unidade para efetuar o cadastro do seu cpf, avise por favor ao funcionário que sem o cpf cadastrado o telefone que ele lhe sugeriu não pode fazer nada por você.

Eu disse que ela trabalha no Núcleo de Computação Eletrônica (NCE) da UFRJ. O setor responsável por aquela geringonça toda. Lá, eles são incapazes de cadastrar o CPF e me fornecer uma senha imbecil e provisória para que eu consiga acessar a porra da intranet. Coisinha simples que qualquer site mulambento possui. Mas não posso livrar a cara do sujeito que não cadastrou o meu CPF. Não sei se ele fez isso por desconhecer o profundo ritual burocrático de fornecimento de uma simples senha ou se foi por preguiça mesmo. Espero que não tenha sido pelo segundo motivo.

Ai, os serviços públicos...





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]