4.2.03

Agora vamos à escolinha de roteiro do Titio Persegonha: pelo paradigma de Syd Field temos o Ato I, que vai do início do filme, onde vemos Butch e Sundance assaltando bancos e trens até o início da perseguição patrocinada pelo dono da Union Pacific. Eis o ponto de virada I, eles não são mais os mesmos e assaltar passou a ficar muito arriscado. O Ato II vai desde o início da perseguição até a ida para a Bolívia, onde, depois de uma série de assaltos, resolvem arrumar emprego e se tornarem honestos. O Ato III é desta parte até o final. Aliás, o único final possível nessa história.

E lembrem-se: todos os grandes filmes conquistaram vocês em 10 minutos. Neste começo, nestes tênues 10 minutos é que vocês sabem se o filme é bom ou uma merda completa. É lá que o roteirista tem que deixar claro que história ele vai contar. Sim, amigos, as primeiras 10 páginas de um roteiro são tudo. "Isto não é fórmula, é forma". Por isso funciona.

Aliás, o chato de se fazer roteiros é isso. Muitas vezes você já sabe que está chegando o ponto de virada I, o II e a resolução.

Mas isso eu não conto agora...

Estranho isso, né? Cansei de falar que não assistia filmes há tempos... E agora tô aqui, deitando falação, "táticas" de roteirista etc... É que agora, assistindo praticamente um filme por dia, voltou a circular na minha veia o sangue do roteirista adormecido que eu era em tempos de faculdade - e que continuo sendo no dia-a-dia, não no cinema, claro, mas na TV.





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]