29.1.03

Uma das experiências mais traumáticas da minha existência foi aprender a dirigir. Era terrível. Pra começar, eu não tinha noção de espaço. Talvez por ter sido um péssimo aluno de geometria, matéria na qual continuo uma anta juramentada. Eu fazia questão de ser domingueiro. E até me orgulhava disso. Até hoje invejo pessoas que manobram os seus carros com indiferença. Eu detesto manobrar. Quando arranjo uma vaga, seja na rua ou num shopping, vou trantando logo de estacionar o carro, não importa quão longe seja da entrada do lugar para onde vou.

No começo, eu tinha mesmo era medo de dirigir. Medo de fazer barbeiragem, medo de enfiar o carro embaixo de um ônibus. Tudo isso só foi passando quando fui obrigado a levar o Rafael pra creche todo dia. Aí, fui me soltando mais. Passei a fazer manobras mais ousadas e a não me incomodar com o carro que vinha "varado" atrás do meu. Parei de sentir como a escumalha do trânsito. Ainda faço minhas merdas, mas quem não faz que atire o primeiro pneu!!!

Hoje, bato no peito e posso afirmar que não sou um domingueiro. Tem dias até que eu quero sair de carro. Mas quando viajo, não. Nem quero chegar perto de um volante. Não alugo carros em outras cidades. Férias são férias.

Mas sabem que ainda, quando estou pilotando o meu "possante" (um Fiat Uno 98, que vou trocar em fevereiro), ainda dá aquele estalo e eu penso comigo mesmo:

- Ei, cara, você sabe dirigir!!!

Até hoje, eu sinto um certo frio na barriga quando tenho que ir para lugares cujo caminho eu não sei. À medida em que você se acostuma com um trajeto, fica mais confiante e tem a sensação de que poderia dirigir de olhos fechados. Sabe exatamente qual é a marcha que tem que passar em determinada rua, avenida ou curva. Quando o caminho é novo, não. Você não sabe se vai pra direita, descobre que tem que virar pra esquerda em cima do laço, tudo te atrapalha, até a placa que deveria lhe salvar. Mas que sensação de vitória e de competência quando você chega ao lugar desejado!!! É indescritível!!!

Há diferença também quando você passa por um lugar de ônibus ou de carona e quando está guiando um carro. A sensação que se tem é a de você vai errar o caminho. Que vai se perder. É muito esquisito.

Tudo isso serve pra dizer uma coisa: amigo, se eu aprendi a dirigir e a andar de carro neste trânsito caótico e repleto de pessoas mal educadas como o Rio de Janeiro, qualquer um consegue...





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]