16.1.03

Alguns comentários sobre "Os ratos", do Dyonelio Machado:

Admiro tua coragem Persegonha. "Os Ratos" é sem dúvida o pior livro que eu já li em toda minha vida, incluído "O alquimista", do Paulo Coelho.

Eduardo Santana

* * *


"Os ratos" é um livro bem entediante, mas o que está por trás da história até que presta...

Ju

* * *


Tsc... tsc... pra eu ler tanto livro assim só se a televisão e o computador explodirem, daí dá até pra encarar uns livros ruinzinhos como "Os Ratos" e "Histórias da Meia-Noite"... por via das dúvidas é mais negócio ler revistinha do Tio Patinhas que pelo menos ensina a gente a poupar dinheiro pra quando crescer virar um velho mandão e avarento... um dia eu chego lá!

Ziguirayou

Well, well, well... Em relação ao Ziguirayou diz em relação a "Histórias da Meia-Noite" do Velho Macha (fazer sempre o sinal-da-cruz em sinal de respeito), devo admitir que, depois que você lê "Dom Casmurro" e "Memórias Póstumas", da sua grande fase, os contos da fase romântica perdem o seu brilho, apesar de não serem ruins de modo algum.

Quanto ao livro do Dyonelio, eu não conhecia. Confesso que, pelo título, esperava coisa melhor. Mas é um bom exemplo de como se pega uma história banal e podemos transformá-la num romance. Não desgostei do livro. Algumas obras têm duas capacidades importantes pra mim:

1) Me fazer voltar no tempo. Sou um "septuagenário nato". Adoro histórias que se passam no Rio Antigo, na São Paulo dos anos 20/30/40 e por aí vai. E "Os ratos" fez isso comigo.

2) Me fazer torcer pelo protagonista. Coisa que há muito tempo eu não conseguia. Estava lendo romances tão crus (e isso não é um pejorativo) onde o protagonista não tinha direito sequer a um finalzinho feliz que fosse. Uma migalha de alegria. Uma nesga de luz. Torci para Nazazieno conseguir o seu intento. O tempo todo esperava um final seco, desesperançado e triste. Achava mesmo que o autor não tinha escolha. Mas vi que... Bom, vi uma ova... Quem quiser que leia o livro que eu não vou contar o final...

Já li livros muito ruins. Mas muito mesmo. Coisas de deixar até mesmo "O alquimista" no chinelo. E "Os ratos", apesar de não estar na lista daqueles que um dia vou querer reler, não me causou nenhum asco ou aversão.

Acho que é isso...





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]