17.12.02

MELHORES TRECHOS DE ALGUNS LIVROS QUE EU LI ESTE ANO - PARTE III

A oração de São Francisco de Assis:
uma mensagem de paz para o mundo atual,
de Leonardo Boff.


"A ciência moderna prolonga a capacidade dos sentidos no esforço de identificar as constantes da natureza, inclusive do fenômeno humano. Mas atomizou a realidade em mil pedaços e sobre cada um deles construiu um saber específico. Alguém só sabe de plantas, das plantas só as tropicais, e das tropicais só as medicinais, das medicinais só as anticancerígenas, e assim por diante em todos os campos do saber. Os cientistas perderam a noção da totalidade e ficaram cegos diante da complexidade dos fenômenos."

* * *


Bichos,
de Miguel Torga


"Se eu hoje me esquecesse das tuas angústias, e tu das minhas, seríamos ambos traidores a uma solidariedade de berço, umbilical e cósmica; se amanhã não estivéssemos unidosnos factos fundamentais que a posteridade há-de considerar, estes anos decorridos ficariam sem qualquer siginificação, porque onde está ou tenha estado um homem, é preciso que esteja ou tenha estado toda a humanidade."

* * *


"Não podemos ser felizes sozinhos, nem na eternidade."

* * *


O reino deste mundo,
de Alejo Carpentier.


"E compreendia, agora, que o homem nunca sabe por que sofre e espera. Sofre, espera e trabalha para pessoas que nunca conhecerá e que, por sua vez, sofrerão, esperarão e trabalharão por outros que também não serão felizes, pois o homem deseja uma felicidade muito além da porção que lhe foi outorgada. Mas a grandeza do homem consiste precisamente em querer melhorar a si mesmo, a impor-se Tarefas. No Reino dos Céus não há grandeza a conquistar, pois lá toda hierarquia já está estabelecida, a incógnita solucionada, o viver sem fim, a impossibilidade do sacrifício, do repouso, do deleite. Por isso, esmagado pelos sofrimentos e pelas Tarefas, belo na sua miséria, capaz de amar em meio às calamidades, o homem poderá encontrar sua grandeza, sua máxima medida, no Reino deste Mundo."

* * *


Vencer ou morrer
- futebol, geopolítica e identidade nacional,
de Gilberto Agostino.



"Por mais que se diga que o tempo tudo é capaz de cicatrizar, o 'fantasma de 50' ainda parece perseguir o sono intranqüilo dos brasileiros. Livros, entrevistas, novas explicações. Muda o enfoque mas não muda a angústia de uma bola rente à trave, um jogo perdido, uma Copa perdida. Mais ainda, 50 representa a esperança perdida ao longo de tantos desacertos da política nacional. Do naufrágio do modelo populista às frustrações do modelo neoliberal, passando pelos anos de chumbo da ditadura militar, foram muitos os brasileiros a acreditar que o país tinha chance de tornar-se a potência do futuro. E todos estes projetos, à sua maneira tão otimistas, ficaram pela metade, como ficou o título perdido naquela tarde no Maracanã. Para os brasileiros, lembrar 50 é lembrar um sonho inacabado. Cada vez que o Brasil traz à tona o gol de Gigghia, a memória coletiva se ressente também do país que não foi construído, das oportunidades que foram perdidas, das esperanças que ficaram no meio do caminho. Talvez a lembrança do chute do ponta uruguaio ainda faça muitos brasileiros admitirem, inconscientemente, que não foi o futebol nacional que fracassou. Afinal, o país fechou o século como o único tetracampeão do mundo, detentor do melhor jogador de todos os tempos e de um estilo de jogo mundialmente respeitado. Talvez o mais doloroso da lembrança de 50 seja mesmo reconhecer que o futebol brasileiro deu certo, mas o Brasil, este sim, enquanto projeto de nação, foi o grande derrotado."

* * *


Ecce homo,
de Nietzsche.


"Pregar a castidade é um incitamento público a atos contra a natureza. O desprezo da vida sexual, inculcá-lo com o conceito de 'impureza', é um verdadeiro delito contra a vida, constitui um verdadeiro pecado contra o espírito santo da vida."





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]