17.11.02

Recado de MrManson - pra quem ainda não leu ou não conseguiu ler!!!

"Atenção galera, isso é muito sério
(talvez uma das coisas mais sérias que já escrevi aqui, por isso peço a atenção e colaboração de todos)

Depois de quase 2 meses tentando descobrir porque alguns usuários não conseguem acessar o Cocadaboa (andei mencionando aqui na coluna diária, primeiro com suspeitas de falha no cache dos DNS e etc), acabei identificando a origem do problema: a Brasil Telecom. Todos as pessoas que não conseguem acessar o Cocadaboa são usuários diretos ou indiretos dessa rede.


Graças aos emails de esclarecimento me convenci que a falha não é do nosso lado, pois vários testes foram feitos e o problema está realmente localizado em um ponto específico. Troquei mensagens com muitos leitores que enfrentam o bloqueio, especialistas, funcionários de suporte de provedores e administradores do host que abriga o Cocadaboa, todos foram categóricos na resposta: ou a rede da Brasil Telecom possui uma falha técnica muito específica (ao ponto de só prejudicar o acesso ao servidor onde está o nosso site) ou então há uma vontade explícita de bloquear o acesso ao Cocadaboa. Nunca quis interpretar da segunda maneira, pois não considero o Cocadaboa ?tão relevante na internet? a ponto de despertar o interesse por um bloqueio desse tipo.


Mas uma coisa vai puxando a outra e estou começando a ficar com a pulga atrás da orelha. Para quem não sabe, a Brasil Telecom é dona do iBest (do qual não somos muito amigos). Isso explica porque a grande massa de pessoas que não conseguem acessar o Cocadaboa são usuários do provedor iBest (que obviamente canaliza grande parte de seu tráfego pela rede de sua controladora).
Fora isso (fato que ainda não considero decisivo), ainda há uma grande má vontade dos administradores desta rede em averiguar de uma maneira mais profunda qual é o problema (mesmo depois de receber muitos emails de usuários reclamando).


Então fica a pergunta: Censura ou Incompetência?


Sinceramente espero que a Brasil Telecom se empenhe em resolver o problema e mostre que o fato de seus clientes ficarem 2 meses sem poder se divertir no Cocadaboa tenha sido pura incompetência. Pois se a negligência persistir, posso começar a pensar que se trata de algo muito mais sério. Tão sério que me sentiria incapaz de lutar contra essa atitude que pode virar uma tendência: provedores de acesso e administradores de rede podem decidir arbitrariamente que sites seus usuários devem ou não visitar?


Como diria Regina Duarte: Eu tenho medo. "





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