8.9.02

"No princípio existia somente um Ser perfeito, supra-existente, único, que vivia em si mesmo em alturas invisíveis e inomináveis. Poderia ser denominado de Pré-Pai ou Pré-Princípio, porque é anterior e superior aos conceitos de "pai" ou "princípio". Esse Ser viveu infinitos séculos em profunda paz e solidão, ainda que convivesse também com seu Pensamento.

Em determinado momento esse Ser pensou em sua pura liberdade, em se manifestar e se comunicar ao exterior, ou seja, não guardar só para si toda sua infinita riqueza. Então, em união com seu próprio pensamento, seu desejo de se comunicar engendrou por emanação a primeira emissão de uma entidade divina, o "Unigênito". Junto com ele, e como sua companheira, o Ser supratranscendente emitiu também a "Verdade". Estes quatro princípios divinos (Pré-Padre-Pensamento/Unigênito-Verdade) constituem o que se chama "Tétrada" ou Quaterna divina primordial. Em linguagem não mítica, esse desdobramento do Pré-Padre significa simplesmente que num momento determinado esse Ser supratranscendente deseja manifestar-se para fora de si mesmo, estabelecendo por vontade própria um princípio e origem tanto de um mundo divino mais explicitado quanto do futuro Universo. Em outras palavras: a divindade decidiu livremente criar algo exterior a si mesma, tanto na esfera do divino quanto na do material."
Antonio Piñero
O outro Jesus segundo os Evangelhos Apócrifos

Este é o segundo post sobre Gnose. Mais uma tentativa de explicar o nosso problema de ser/estar no mundo... A cada dia que passo me fascino mais por esse tipo de assunto...





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]