23.6.02

Sim, estou lendo "Tieta", mas e daí? Depois de ler livros densos como "Ana Karenina" e "Corpo vivo", nada como distrair as idéias com um livro "menor". Mas vou citar aqui alguns livros do Seu Jorge que considero fundamentais:

1) "Mar morto" - poesia em prosa. Desnecessário dizer que foi deste livro que Dorival Caymmi tirou os versos de "É doce morrer no mar". Serviu de base para a novela "Porto dos Milagres". Quer dizer, até aí, foda-se, porque a novela foi uma merda mesmo. E o romance de Guma e Lívia nos livros é muito mais bonito e profundo do que naquela pasmaceira "aguinaldo-silviana".

2) "Tenda dos Milagres" - romance sociológico. Pedro Archanjo é um personagem fundamental da literatura brasileira. Um mulato sociológo que combate os preconceitos da Salvador do começo do século e que continua freqüentando os terreiros mesmo depois que deixa de acreditar nos orixás. Tudo para não deixar esmorecer o ânimo dos perseguidos e evitar o triunfo da polícia e da elite racista.

3) "Dona Flor e seus dois maridos" - esse é engraçado pra caralho. A sogra do Vadinho é sensacional. De longe, o melhor personagem do livro...

4) "Capitães da areia" - Clássico. Ainda faz parte da fase engajada de Jorge. Doce e violento. Um retrato dos meninos de rua que continua espantosamente atual - principalmente no que tange (detesto esta expressão, mas tive que usar) aos reformatórios... Faz logo a gente lembrar do Instituto Padre Severino...





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]