21.6.02

Marcelo Damato, no Lance de hoje:

Argentina volta a ser o que sempre foi


O chamado Grupo da Morte está morto. A vitória brasileira sobre a Inglaterra mostrou que o Grupo F não era nada demais, o que dá uma boa medida sobre a mediocridade dos times f... que nem se classificaram.

Antes da Copa, muito se falou do favoritismo da França e Argentina. Eu mesmo embarquei nessa. Mas, se a Inglaterra, que massacrou o campeão do grupo da França e venceu a Argentina, não era nada demais, o que dizer daqueles que ficaram para trás?

A Argentina, aliás está voltando ao seu real papel, de coadjuvante.

Essa seleção vivia em função de Maradona. Bastou ele se aposentar -ou, melhor, ser aposentado- para ela voltar a ser o que era antes de ele surgir - nada além de uns generais. Para quem quem duvida disso, basta lembrar que, nas nove Copas entre 1934 e 1974, os argentinos não chegaram às semifinais nenhuma vez. E só em duas, ficaram entre os oito primeiros.

E, a partir de 1994, que marcou o fim da era Maradona, os argentinos não passaram das quartas-de-final nenhuma vez. Nos confrontos com seleções européias, o desempenho é ainda mais medíocre, duas vitórias (contra os estreantes Grécia e Croácia), dois empates e quatro derrotas.

E pensar que nas últimas duas Copas, os nossos vizinhos passaram bem pelas Eliminatórias, chegaram com moral para a Copa. Na última até deram um banho de bola, para, na hora que interessa, amarelar mais uma vez.

Se é para fazer papelões assim, acho que a Argentina nem deveria ir mais para a Copa. Seria melhor disputar as eliminatórias e depois alegar alguma razão política ou social, desrespeito aos direitos humanos em Cuba, e promover um boicote. Pelo menos deixaria seus torcedores menos frustrados e com a possibilidade de ter algum argumento em discussões de botequim em algum canto do mundo.

Afinal, se não vão rir melhor, pelo menos que riam primeiro!







<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]