19.6.02

Às vezes eu fico aqui citando salmos, falando de religião etc e tal e posso dar a idéia de que sou um carola que não sai de dentro da igreja, papando hóstia e babando ovo de padre. Mas não é nada disso. Não professo nenhuma religião, o que não quer dizer que eu não as respeite. Gosto muito de ler, de estudar sobre o assunto porque as religiões me fascinam. Elas são, na realidade, formas de interpretar o mundo (por isso tão diferentes) e seus livros sagrados são verdadeiras epopéias, verdadeiras odes à grandeza humana. Digo isso por causa do comentário do Eduardo, um leitor que comentou o meu post sobre ateísmo, que está um pouco mais embaixo.

Calma, rapaz! Generalizações são muito perigosas. Como a sua afirmando que todo mundo que se dedica à religião seja tão-somente uma cambada de hipócritas. Seria a mesma coisa que sair por aí dizendo que todo favelado é bandido, todo político é corrupto e todo ateu, um religioso frustrado.

Em todos os níveis da sociedade, podemos encontrar pessoas dispostas a nos ludibriar, a nos enganar. Isso é tão óbvio que nem precisaria ser dito. Até mesmo na Ciência, tão defendida pelos ateus, podemos encontrar céticos picaretas e cientistas responsáveis que acreditam, por exemplo, na vida após a morte ou coisa que o valha. Como um neurologista que certa vez deu uma entrevista no Fantástico (não me lembro o seu nome, lembro apenas que era careca e tinha uma barba enorme), que disse algumas palavras que até hoje ressoam no meu ouvido:

- Qualquer um que trabalhe com Neurologia sabe que a consciência é "imatável" e "imorrível".

Ele está certo? Não sei. Está errado? Não sei. Sei que sua opinião era de uma firmeza impressionante. Esta, porém, é a idéia dele. E das idéias, nascem as teorias. E as teorias da Ciência estão atingindo um grau de Verdade Absoluta, de religião. Como a Teoria da Evolução de Darwin. Que é uma TEORIA. É a teoria mais plausível para que possamos nos entender enquanto espécie. Nisso eu concordo. Mas é TEORIA. E neste sentido é tão teoria quanto a dos "deuses astronautas". É tão TEORIA quanto à idéia de que a vida só é possível de acordo com as condições da Terra. Afinal, o que impediria que vidas e civilizações avançadas se desenvolvessem num ambiente onde só se respira enxofre? Nada. Por que só com as condições da Terra? Quem pode PROVAR uma coisa dessas? Até o Big Bang é uma TEORIA. Nenhum cientista estava lá na hora zero. Uma explosão e tudo começou? O que havia ANTES? Sei não, esta teoria de explosão original me parece muito simplista. E estabelecer esta "verdade" através de testes de laboratórios, onde se pode induzir resultados, chega a ser surreal.

Não sou um criacionista. Não sou um religioso. Apenas digo que também a Ciência tem suas limitações - apesar das suas grandes conquistas.

A RELIGIÃO NÃO VAI ENCONTRAR RESPOSTAS PARA TODAS AS NOSSAS PERGUNTAS. Mas daí a dizer que todos os religiosos são hipócritas e picaretas vai uma longa distância. Religião é muito mais uma postura pessoal, de identificação com um sistema de crenças que PODE turvar a visão de uma pessoa sem a menor dúvida. Ou clareá-la.

Desculpem-me o pecado da repetição: A RELIGIÃO NÃO VAI ENCONTRAR RESPOSTAS PARA TODAS AS NOSSAS PERGUNTAS. NEM ELA E NEM A CIÊNCIA.





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]