7.3.02

Como cervejólatra juramentado e chopólogo amador fiquei estarrecido com as heresias que cometo ao armanzenar o "néctar dos deuses" (nas palavras de meu saudoso pai). Confira as dicas para você não arrasar com a "lourinha suada"...

1. Ela sai pronta da cervejaria: não pede, portanto, envelhecimento. Quanto mais jovem, melhor será seu sabor.

2. Guarde as garrafas de pé, em lugar fresco e sem sol, para evitar oxidação prematura.

3. Resfrie na geladeira, sem pressa. Não coloque no freezer, pois a violência do congelamento prejudica o sabor.

4. Depois de gelada, deve ser consumida. Nunca descongelar e voltar à geladeira. Isso acaba com a lourinha.

5. A temperatura ideal para beber as do tipo pilsen é entre os 4 e 6 graus. ?Estupidamente gelada?, como se diz, ou seja, próxima do congelamento, prejudica a formação de espuma e as papilas gustativas.

6. Tulipas e canecas pequenas, de cristal, são as ideais, pois mantêm melhor a espuma e a temperatura. Evite aquelas horríveis canecas de alumínio, que tiram o prazer de apreciar o estimulante e brilhante líquido dourado.

7. Resíduos de gordura no copo são fatais para a bebida, acabando com o colarinho e liberando o gás carbônico, o que deixa o líquido com gosto ruim.

8. Tomar cerveja sem colarinho é uma heresia. Dois dedos de espuma são o ideal para reter o aroma e evitar a liberação do gás carbônico.

9. A espuma cremosa revela a persistência e bom estado da cerveja. Sirva derramando uma dose. Em seguida, incline o copo até uns 45 graus, despejando o líquido devagar enquanto o colarinho sobe.

10. Copo previamente gelado deve ter seu interior passado em água corrente, antes de servir a bebida. Isso elimina os cristais de gelo que se formam no copo, deixando suas paredes lisas, para que a cerveja desça macia.

11. Faz bem à saúde. Com 90% de água, a bebida hidrata o corpo. E com apenas 3 a 5 graus de álcool, como as do tipo pilsen, a cerveja reativa o metabolismo ? quando ingerida moderadamente. Além disso, é rica em vitaminas, carboidratos, proteínas e aminoácidos.

12. Cerveja não engorda. É folclore associar 80 calorias de um copo de 200 ml com a formação de barriga. Os acompanhamentos gordurosos em exagero é que engordam. É claro que, se você tomar grandes quantidades diárias, acabará ganhando alguns quilinhos a mais.


Fonte: Playboy.





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]