13.11.01

Viu como não sou só eu, Renatinha de Curitiba? O Beto publicou este texto no blog dele... E olha que eu não conheço Carlos Graieb...

Saiu na Veja desta semana (Acesso restrito para assinantes UOL).Depois tem gente que acha que o Adaílton e eu estamos implicando com a moça.Quem assina a crítica é Carlos Graieb:

Fernanda Young é roteirista e romancista. Assina o texto do seriado Os Normais, da Rede Globo, juntamente com seu marido, Alexandre Machado. Trata-se de um dos programas mais divertidos da TV brasileira no momento. Fernanda pode até ser perdoada por pegar algumas piadas da sitcom americana Seinfeld (como aquela sobre a data de validade do iogurte). É uma boa roteirista. Na literatura, as coisas são diferentes. Fernanda tem quatro livros publicados, além desse novo, O Efeito Urano. Em entrevistas, mostra-se orgulhosa. Diz que escreve romances destinados a entrar para a história. Mas está enganada. Fernanda escreve sobre a classe média-alta. Gente educada, que vai ao analista, que consome importados. O Efeito Urano fala de duas mulheres desse meio, que se envolvem num namoro. Ela faz ficção "contemporânea", na linha de americanos como Bret Easton Ellis. Mas escreve mal. Padece de verborragia. Também comete erros gramaticais: "O tom calmo dos histéricos que presumem-se tomados..." Essa frase horrenda, na qual o que se esquece de atrair o se, está logo nas primeiras páginas do livro. Fernanda Young não leva o trabalho literário tão a sério quanto diz. Num trecho de O Efeito Urano, a narradora avisa que não vai descrever um encontro importante. Só valeria a pena fazê-lo "se as palavras, num desempenho acima do esperado, pudessem dispensar o uso da imaginação". Como isso não ocorre, não há necessidade de arte: "Só de duas mulheres e um jantar na quinta". Mas as palavras podem ter desempenho acima do esperado. É o que mostram os bons livros. É para isso que se faz literatura. Quem não acredita, que vá jantar com os amigos. Na quinta e nos outros dias.





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]