30.5.03

Quarta-feira... é o dia de começar tuuudooo de nooovooooo...

Sabe, eu gostaria de ser como muitos blogueiros inteligentes e não acreditar em Deus. Mas como sou uma besta quadrada, não consigo conceber a idéia de que esta porra toda surgiu por acaso. E põe acaso nisso... Daí que eu acredito em alguma coisa, sim. E aí? Vão peitar?

Texto publicado hoje no Globo:

Sobre homens e macacos
GERALDO LUÍS LINO

A má percepção da ciência é tão ruim quanto a má interpretação da religião. A primeira tem levado ao materialismo mecanicista, que considera o universo e o mundo como um vasto conjunto de maquinismos regidos por leis deterministas, e reduz o homem à condição de "máquina animada" desprovida de qualquer sentido de propósito ou transcendência.

A outra conduz ao fundamentalismo, ao radicalismo e ao fanatismo dos que se julgam detentores da verdade e são intolerantes com as discordâncias.

Juntas, ambas têm causado grandes desorientações, influindo na inquietação fundamental que tem impelido o homem a indagar sobre a sua natureza e o seu lugar na ordem universal, desde os primórdios de sua existência como gênero ? empreitada que não pode prescindir nem da ciência nem da religião.

Ao contrário do que sugere a corrente materialista, que se espelha no artigo de Silio Boccanera "somos todos macacos", inexiste qualquer oposição fundamental de princípios entre a ciência e a religião. Como diz a encíclica "Fides et ratio", do Papa João Paulo II, "a fé e a razão constituem como que as duas asas pelas quais o espírito humano se eleva até a contemplação da verdade".

Para surpresa de alguns materialistas, até mesmo a presença ativa de Deus no universo ou, como preferem alguns, uma inteligência oculta tem sido reconsiderada por um número crescente de cientistas, em face das evidências de que a extraordinária combinação de condições favoráveis à emergência da vida e da consciência no cosmo não pode ser obra do mero acaso.

Em seu livro "O universo inteligente", o célebre astrofísico inglês Fred Hoyle, ateu confesso, admite não encontrar resposta melhor para o enigma. Em "Superforça", o físico Paul Davies, igualmente ateu, constata "poderosas evidências de que há alguma coisa acontecendo por trás de tudo. A impressão de desígnio é esmagadora". Em outro livro, "Deus e a nova física", ele chega a afirmar que "pode parecer bizarro, mas em minha opinião a ciência oferece um caminho mais firme para Deus do que a religião".

Em seu artigo, Silio Boccanera menciona um dos mais ativos porta-vozes do materialismo acadêmico atual, o biólogo Richard Dawkins, com sua tese utilitarista de que o objetivo da vida, inclusive a humana, se encerraria na própria existência e reprodução.

Essa posição pode se aplicar aos chimpanzés, mas em hipótese alguma a um ser cuja capacidade cerebral ultrapassa em muito o necessário à simples subsistência, sendo mais adequada a uma espécie destinada a explorar o universo em todas as suas dimensões.

Ao contrário das demais espécies animais, o homem é o único ser cujo cérebro não vem "pré-programado" geneticamente para que o destino biológico da espécie se cumpra em um único indivíduo, o que justifica a enorme diversidade étnica e cultural que nos caracteriza.

Quanto à coincidência genética de 99,4% entre o homem e o chimpanzé, que tem provocado tanto alarido, ela nada significa diante do abismo intransponível entre as duas espécies: o "salto ontológico", na expressão de João Paulo II.

Por mais inteligentes que sejam, falta aos chimpanzés a inteligência especulativa peculiar ao homem à qual São Tomás de Aquino atribui a nossa semelhança com o Criador. Por esse pequeno detalhe, símio algum jamais será capaz de produzir algo como as pinturas das grutas de Altamira e Lascaux, as esculturas de Michelangelo, as peças de Shakespeare, as sinfonias de Beethoven ou até mesmo as idéias de Richard Dawkins e seus admiradores.

Portanto, a mera sugestão de incluir o simpático mono no gênero Homo seria risível se não fosse esdrúxula. Em tempo: a coincidência genética entre o homem e o rato é de 99%.

Definitivamente, não somos macacos. Até prova em contrário, somos os vanguardeiros da evolução. Repetindo as palavras do paleontólogo e padre francês Frédéric M. Bergounioux: "Se nada pode barrar o avanço da vida, é porque ela se dirigia em direção ao homem. Exatamente ao fim da estrada estava o seu lugar, e nenhum revés haveria de permitir que se pusesse em perigo esta última realização."

GERALDO LUÍS LINO é geólogo.

GRANDES CLÁSSICOS DA LITERATURA UCRANIANA


A ESLAVA ISAURA

DIÁRIO DE VIAGEM
MACEIÓ 2003
Segunda parte - Segunda, 19 de maio.


Rafael admirando o mar, debruçado
sobre uma das varandas de nossa suíte.


A goleada impiedosa aumentava. Abortamos o City Tour e o passeio ao Litoral Sul. Fomos almoçar no Cozinha Velha, onde a comida do Rafael estava sendo feita.

Um saboroso bacalhau ao Zé do Pipo me deu uma sensação de ter marcado um golzinho de honra. Até a dor de garganta da patroa tinha diminuído.

Enquanto isso, o tempo continuava a ficar naquele detestável "vai-não-vai". Uma hora chovia, noutra parava.

Assim que voltamos do almoço, a bomba: a dor de garganta da patroa e a sua dor no corpo tinham aumentado. Não restava solução para ela a não ir ao médico. Fiquei pelo segundo dia consecutivo preso no quarto de hotel. Ao lado do meu pimpolho, dormimos profundamente durante a tarde até que ela chegou: virose, decretara o médico.

A virose é uma espécie de talismã da medicina moderna. É geralmente o que salva os médicos de dizer que não sabem o que nós temos.

O telefone tocou. Era Goretti, da agência de viagens. Ela queria saber se iríamos ao passeio do Litoral Norte (Paripueira e Sonho Verde). Respondi que sim. E desliguei o telefone.

- Mas como é que nós vamos comigo desse jeito?

Era verdade. Marcara sem saber se Mônica poderia ir ou não. Na verdade, nutria uma pálida esperança de que a sua dor de gargante melhorasse durante a madrugada. Mas resolvi ligar pra agência:

- A Goretti no está.

- É que eu gostaria de desmarcar um passeio...

- Puede dejar. Yo hablo con ella.

Só faltou o sujeito dizer que "la garantía soy yo".

Descemos pra jantar. Rafael estava encantado com as pontes de madeira sobre a piscina. Queria passar por elas o tempo todo. Subimos. Fui dormir. Puto. O placar se dilatava e apontava humilhantes 6 a 3.

Comecei a me sentir um Chevy Chase numa de suas férias frustradas. Não sei o que é pior: ter férias frustradas ou se sentir um Chevy Chase.

FIM DO CAPÍTULO 2.

29.5.03

Ouvindo a "História do fogo", do Fellini.

Tempo bão num vórta mais...


Vista da suíte 525 do Meliá,
onde Persegonha e família ficaram hospedados.


DIÁRIO DE VIAGEM
MACEIÓ 2003
Primeira parte - Domingo, 18 de maio de 2003.

O dia da viagem.

Na última semana antes do vôo, Mônica pegou uma infeccção na garganta e Rafael contraiu uma laringite. Estranhei o comportamento da minha mulher, sempre serelepe quando o assunto é viagem. Estava macambúzia, banza, parecia mais preparada para um enterro.

Mesmo com 2 a 0 contra no placar, partimos para Maceió. E mal sabia que levaria o terceiro gol ao chegar lá: o tempo estava chuvoso. Como isso para mim não era novidade em relação ao Nordeste, caguei. Afinal, em outras ocasiões, havia chegado com chuva e, no decorrer da estadia, o sol sempre triunfava!

O vôo foi tranqüilo. Nunca me senti tão bem dentro de um avião, apesar de não gostar de viajar num troço que é mais pesado que o ar, cujo motor é movido a explosão e que sacoleja a 10 mil pés de altura.

Em Maceió, fomos recebidos pela simpática Shirley. Ela nos disse que os passeios da agência começavam cedo porque o sol nascia por volta das 5 da manhã e se punha às 5 da tarde.

Pensei:

- Caô! Passeio de agência é sempre de madrugada e eu não tô aqui pra acordar 6 da matina.

No dia seguinte, partiríamos para o City Tour. E em seguida, iríamos para as praias do Litoral Sul. City Tour é aquele passeio onde você conhece a cidade sem sair do ônibus ou da van. A guia fica explicando o que é o quê e você fica fazendo "oohh" e "aahh". Enfim, uma merda totalmente dispensável. Se você quiser conhecer a cidade pegue um táxi e vá a luta. Ainda mais se você quiser conhecer algo a mais na cidade.

Assim que chegamos ao Meliá, nosso hotel, e que demos uma meia arrumada nas malas e bolsas, Mônica foi fazer compras para fazer a comida do Rafael. Ele não pode comer qualquer comida. Não meu filho não é judeu e muito menos muçulmano. Ele é só alérgico, mas isso implica cuidados na sua dieta. Por exemplo, leite de vaca nem pensar. Ficamos então nós dois no quarto. Eu e meu furacãozinho que percebeu que ali tudo era novidade e saiu mexendo em tudo. Papaizinho abriu o frigobar, sacou uma latinha de Brahma e ficou correndo atrás de seu pequeno Átila que, não contente, resolveu aumentar o placar contra mim para 4 a 0: deu uma senhora cagada. E lá fui eu limpar o seu fiofó. Hoje em dia, me saio até bem desta incumbência, mas no começo isso era motivo para pânico, calafrios, sangue, suor e lágrimas.

Mônica voltou. E já com a comida do Rafael pronta graças ao restaurante Cozinha Velha, que ficava perto do hotel e fora uma indicação do motorista da van que fizera o nosso traslado, o Clodoaldo. A esta altura, a garganta da patroa ainda a incomodava.

Desci com o Rafael para a janta enquanto Mônica acabava de arrumar umas coisas. Apanhei um pouco do cartão magnético que acionava o elevador e abria a porta da nossa suíte. É, lá não se usa mais o antiquado conceito de chave.

Como ganhara um drinque de cortesia, fui até o restaurante japonês que ficava no saguão do hotel e me deliciei com uma saborosa caipirinha. Bom, bebida di grátis é gol. Então o jogo estava 4 a 1. O cardápio do restaurante do hotel, que ficava do outro lado de suas instalações, indicava que aquela seria a noite japonesa. E seria repleta de yakissoba, sushi etc, enfim, tudo aquilo que eu detesto. Quando pensei que o placar aumentaria para 5 a 1, eis que encontrei um delicioso frango xadrez. Delicioso! Estupendo! Magnífico! Considerei outro gol meu: 4 a 2.

Depois de pelejarmos com Rafael, que mexia com todo mundo no hotel, fomos dar uma volta no Cheiro da Terra, umas das 3 milhões de feiras de artesanato de Maceió que ficava a poucos metros o hotel. Apesar do tempo encoberto, o vento estava quente e agradável. Nada melhor para o nosso sagaz pimpolho. Mas ao voltarmos para o sacrossanto recesso de nossa suíte, bom, a Mônica avisou que, além da garganta (que nem o antibiótico parecia ter aliviado), seu corpo também estava doendo...

FIM DO CAPÍTULO 1

Sim, eu li Erick Von Däniken.

- Mas logo você, Persegonha? Um rapaz tão esclarecido, tão lido? Que decepção!

Amigos, respondo-vos eu, Acontece que o papai aqui já disse - ou advertiu - que é atraído por esse tipo de literatura por muitos taxada de trash. E ninguém é perfeito - clichê adequado para tal situação.

É claro que sou um leitor de Däniken que não está disposto a acreditar em tudo o que ele diz. Certas passagens podem ser encaradas como "forçações de barra". Só mesmo com muito boa vontade pode-se aceitar o que é dito. Entretanto, e aqui é uma opinião pessoal mesmo, a teoria dos "deuses-astronautas' preenche algumas lacunas que a Academia ainda não conseguiu responder. Um dia, até podem conseguir, mas até agora, necas.

Para alguns muitos a teoria de Däniken esbarraria num detalhe que não pode ser descartado: as longas distâncias entre as estrelas. Afinal, não estamos falando de um deslocamento Rio-São Paulo... Este é um fato que merece ser considerado. É mesmo um grande entrave. Ou melhor, seria.

Assistindo ao programa "Millenium", com Silio Boccanera, vi uma entrevista com o físico português João Magueijo, professor do Imperial College, na Inglaterra. Sua opinião é que a velocidade da luz no Universo não é constante. Pode variar em alguns cantos do espaço. O que vale pro nosso Sistema Solar não significa que valha pro resto do Universo como se fôssemos um padrão. Isto poderia significar, e aqui entra o meu modesto bedelho, que civilizações altamamente evoluídas tecnologicamente poderiam ter conhecimento disso, desses "atalhos", para que as viagens fossem encurtadas.

O único senão da teoria deste físico português é que, se a velocidade, não for mesmo constante, ela vai derrubar "apenas" uma coisinha: a teoria da relatividade, de Einstein.

A idéia, que João afirma que teve após uma ressaca, no que eu não vejo nenhum demérito, posto que eu mesmo já tive muitas, pode, sem querer, dar um gás científico aos deuses-astronautas que, a exemplo da Relatividade, é uma teoria.

João também é um adepto da teoria de que o Universo em que vivemos pode ser apenas um entre tantos universos. Que vários big bangs podem acontecer criando novos universos. Isso pode até demonstrar que o Universo é, ou seja, sempre existiu. Mas no que isso poderia implicar? Dimensões paralelas? Mundos paralelos? Poderíamos passar de um para o outro? Existiriam "atalhos" ou seriam universos intransponíveis, do tipo "cada um por si"?

Sei não... Essas teorias também podem dar um gás não só ao Däniken como as pessoas que acreditam num negócio chamado Transcomunicação Instrumental, aquela história de que podemos nos comunicar com espíritos através de aparelhos como computadores, gravadores e até mesmo telefones (um dia explico melhor). É que num livro sobre este assunto, esta teoria dos vários universos (na verdade uma idéia de um físico russo), era exposta como prova de uma dimensão paralela à nossa, para onde iriam os "desencarnados" etc etc etc...

É claro que muita água vai rolar. Tudo isso é teoria. Um certo blá-blá-blá. Mas seria engraçado se um dia a Ciência acabasse servindo para provar a existência de duas coisas que ela mais abomina: a visita de extraterrestres à Terra numa remota Antigüidade e a vida após a morte.

23 LIVROS DETONADOS ESTE ANO:
1 - Eu não sou cachorro, não (Paulo Cesar Araújo - de 1 a 6 de janeiro)

2 - Histórias da meia-noite (Machado de Assis - 7 a 9 de janeiro)

3 - Os ratos (Dyonelio Machado - 9 a 15 de janeiro)

4 - A vida real (Fernando Sabino - de 15 a 17 de janeiro)

5 - Floradas na serra (Dinah Silveira de Queiroz - de 20 a 24 de janeiro)

6 - Clara dos Anjos (Lima Barreto - de 25 a 30 de janeiro)

7 - Memorial de Aires (Machado de Assis - de 30 de janeiro a 6 de fevereiro)

8 - Os exilados da Capela (Edgard Armond - de 6 a 11 de fevereiro)

9 - O príncipe (Maquiavel - de 11 a 18 de fevereiro)

10 - Moderato cantabile (Marguerite Duras - de 19 a 20 de fevereiro)

11 - A ditadura envergonhada (Elio Gaspari - 20 a 27 de fevereiro)

12 - Tudo que você precisa ler sem ser um rato de biblioteca (Luiz Carlos Lisboa - de 27 de fevereiro a 4 de março)

13 - O jogador (Dostoievski - de 7 a 11 de março)

14 - Novelas nada exemplares (Dalton Trevisan - de 12 a 17 de março)

15 - Vencecavalo e o outro povo (João Ubaldo Ribeiro - de 17 a 18 de março)

16 - Insônia (Graciliano Ramos - de 19 a 23 de março)

17 - Ai de ti, Copacabana (Rubem Braga - de 24 a 25 de março)

18 - Um táxi para Viena D'Áustria (Antônio Torres - de 25 a 31 de março)

19 - Eurico, o presbítero (Alexandre Herculano - 31 de março a 9 de abril)

20 - Os campos de honra (Jean Rouaud - 10 a 15 de abril)

21 - O livro dos espíritos (Allan Kardec - de 16 de abril a 4 de maio)

22 - Tiago, irmão de Jesus (Pierre-Antoine Berneheim - de 5 a 20 de maio)

23 - O retorno dos deuses (Erich Von Däniken de 25 a 28 de maio)

26.5.03

Quer dizer que depois de Fernandinho Beira-Mar e Celsinho da Vila Vintém neguinho agora tá querendo enjaular o Chiquinho da Mangueira, é?

Voltei de Maceió, aprazível capital das Alagoas. Foram bons dias de muita diversão, sol, cerveja e peixadas. Mas nem tudo foi 100%. Passei por alguns momentos de tensão. O primeiro, é claro, viajar de avião. Não, não tenho medo de avião. Tenho é respeito. Respeito até demais. O segundo foi saber como se comportaria o Rafael numa aeronave. E tem mais algumas coisas. Mas isso eu vou contando aos poucos durante esta semana, a derradeira das minhas férias.

MENOS UM FLAMENGUISTA!!!



22 LIVROS DETONADOS ESTE ANO:
1 - Eu não sou cachorro, não (Paulo Cesar Araújo - de 1 a 6 de janeiro)

2 - Histórias da meia-noite (Machado de Assis - 7 a 9 de janeiro)

3 - Os ratos (Dyonelio Machado - 9 a 15 de janeiro)

4 - A vida real (Fernando Sabino - de 15 a 17 de janeiro)

5 - Floradas na serra (Dinah Silveira de Queiroz - de 20 a 24 de janeiro)

6 - Clara dos Anjos (Lima Barreto - de 25 a 30 de janeiro)

7 - Memorial de Aires (Machado de Assis - de 30 de janeiro a 6 de fevereiro)

8 - Os exilados da Capela (Edgard Armond - de 6 a 11 de fevereiro)

9 - O príncipe (Maquiavel - de 11 a 18 de fevereiro)

10 - Moderato cantabile (Marguerite Duras - de 19 a 20 de fevereiro)

11 - A ditadura envergonhada (Elio Gaspari - 20 a 27 de fevereiro)

12 - Tudo que você precisa ler sem ser um rato de biblioteca (Luiz Carlos Lisboa - de 27 de fevereiro a 4 de março)

13 - O jogador (Dostoievski - de 7 a 11 de março)

14 - Novelas nada exemplares (Dalton Trevisan - de 12 a 17 de março)

15 - Vencecavalo e o outro povo (João Ubaldo Ribeiro - de 17 a 18 de março)

16 - Insônia (Graciliano Ramos - de 19 a 23 de março)

17 - Ai de ti, Copacabana (Rubem Braga - de 24 a 25 de março)

18 - Um táxi para Viena D'Áustria (Antônio Torres - de 25 a 31 de março)

19 - Eurico, o presbítero (Alexandre Herculano - 31 de março a 9 de abril)

20 - Os campos de honra (Jean Rouaud - 10 a 15 de abril)

21 - O livro dos espíritos (Allan Kardec - de 16 de abril a 4 de maio)

22 - Tiago, irmão de Jesus (Pierre-Antoine Berneheim - de 5 a 20 de maio)

ÓI NÓIS AQUI
TRA VEIS!!!

17.5.03

Vocês me perdoem o pecado da repetição. Mas toda vez que ouço "Beatriz", de Chico Buarque e Edu Lobo não consigo parar de pensar na história desta música.

Quando dos ensaios do "Grande circo místico", o diretor e os bailarinos sentiram falta de uma pequena música de transição de uma cena pra outra. Ligaram pro Edu. Ele fez a música, mas achou tão bonita que pediu uma letra pro Chico, reconhecido por demorar - e muito - para entregar as letras. Chico, atarefadíssimo, pediu pro Edu mandar o número de sílabas de cada verso. E Edu fez isso por telefone mesmo. Horas depois, ele recebia a letra de "Beatriz". E o curioso dessa história? O tom mais alto da música é a palavra "ceú". O mais baixo, "chão".

Sim, escrevi uma espécie de argumento para o meu primeiro, digamos, romance. Mas toda vez que eu vejo a página em branco o coração bate acelerado. Gente, escrever um romance não é fácil. Quer dizer, não é fácil para mim, que tenho por romancistas que prestam gente como Dostoievski, Tolstoi, Gabriel García Márquez, Cervantes... Pra quem é fã de Bukowski deve ser a coisa mais fácil do Universo. Afinal, é só falar de vômitos, enrabamentos e umbigos.

Mas eu nunca vou ser um Dostoievski e nem me proponho a mudar a linguagem da literatura mundial. Me contentaria se arrancasse um risos dos meus leitores como tenho feito, modéstia bem à parte, com os textos que escrevo para o programa de TV para o qual colaboro. (Sim, vocês já devem ter rido de várias piadas minhas, seus animais!!!)

Devo adiantar, entretanto, que me diverti escrevendo este ponta-pé inicial. Às vezes, eu ria sozinho. Coisa difícil quando eu escrevo.

Trecho da coluna de Helio Fernandes, hoje, na Tribuna da Imprensa:


Salman Rushdie veio ao Brasil para
a Bienal do Livro, para promover seu último
lançamento. Exigência: ir ao Maracanã,
ver o Flamengo. Vai amanhã.


Porra, ver o Flamengo? Agora eu entendo por que o aiatolá Khomeini condenou esse mala à morte...









MACEIÓ...
HERE WE
COME!!!



A buceta da Sabrina na Playboy... hum... sei não... parece montagem...

Tudo o que a gente não viveu
Todas as coisas que a gente não fez
Todos os passeios que a gente não deu...

Eu relembro tudo hoje.

Todas as brigas que a gente não teve
Todas as decepções pelas quais não passamos
Todos os sonhos que não tivemos.

Celebro tudo hoje.

Todas as religiões que não freqüentamos
Todas as mulheres que não admiramos
Todas as raivas que não sentimos.

Eu não sei pra onde vou hoje.

O meu filho que você não sabe quem é
A minha mulher que você não conheceu
Minha vida que você não acompanhou.

Meus irmãos que sequer brincaram com você
Todas as viagens que não fizemos
Todos os seus amigos de copo

Tudo isso chama por você até hoje.

Mas até quando?

Ah, quanta coisa por fazer!
Todas as coisas que não vimos
Todas as emoções que não sentimos
Todos os palavrões que não berramos

Todos os gols que nós perdemos
Todos os jogos que não acompanhamos

- Ah, velho, o Vasco foi campeão da Libertadores!

Todos os livros que não discutimos
Todas as cervejas que não bebemos
Todas as piadas que não rimos

Tudo isso paira no ar.
Tudo isso passa pelas neblinas.
E a falta de tudo isso me faz chorar.

Descansa em paz, Roberto.

Hoje é dia 17 de maio.

Hoje se completam 21 anos da morte de meu pai.

15.5.03

Quando falei do Bombril da Sabrina era pra saber se, pelo menos, aparecia a pentelheira da moça. Não quero saber se tem grelo, gruta e quejando. Só quero saber se ela mostra os pêlos pubianos. Só isso.

Resumindo: TEM NU FRONTAL NESSA PORRA DESSE ENSAIO?






E o Menem, hein?

Cagou no pau!!!

HAHAHAHAHAHA!!!

100 LIVROS QUE EU NÃO POSSO DEIXAR DE LER ANTES DE PAGAR O ÓBOLO PARA CARONTE
Capítulos 81/82


O CAMINHO DE GUERMANTES*


Na transição da adolescência para a idade adulta, o narrador sente-se fascinado pelos nomes de nobres e de suas famílias, a ponto de julgar-se apaixonado pela Duquesa de Guermantes. As decepções amorosas fazem-no achar tudo transitório.


Mais barato aqui:



SODOMA E GOMORRA*


O livro intermediário de "Em busca do tempo perdido" marca o fim da infância do narrador. Defrontado com o pecado expresso no homossexualismo e exposto a constantes dúvidas quanto a Albertine, Marcel nunca mais poderá ter de volta sua inocência perdida.


Mais barato aqui:


* Marcel Proust.

Fotos novas do Rafael.

14.5.03

Papai e mamãe eram, na época da ditadura, quando morávamos em Brasília, privilegiados, pelo menos no que diz respeito ao cinema. Explico: papai era militar e tinha acesso às sessões de cinema para que o pessoal do Exército e da censura pudesse cortar as cenas que mais se chocassem com a moral e os bons costumes. Era toda quarta-feira. Mamãe viu, na era da milicada "Laranja mecânica" sem aquelas bolas pretas escrotas, coisa que nem eu, na Nova República, consegui quando o filme foi relançado.

Não me perguntem por que, mas às vezes eu me sinto atraído por uma literatura que pode ser considerada trash... Erich Von Däniken, por exemplo...

Deixa eu ver se entendi:

NA PLAYBOY DA SABRINA, ELA NÃO MOSTRA O BOMBRIL? É ISSO? E NEGUINHO TÁ PAGANDO 10 MERREL NUMA MERDA DESSAS? É ISSO MESMO? SÉRIO? CADÊ O PROCON, PORRA? PLAYBOY SEM BUCETA?! SÓ ME FALTAVA ESSA!!!

13.5.03

E aí? Vocês estão trabalhando muito?

HAHAHAHAHAHA!!!

12.5.03

CARALHO!!!

O GRANDE ELENCO MORREU!!!

Tudo bem, Claudio Zolli, mas quando é que você vai fazer uma música nova?

Entreguei minha nota fiscal antes de entrar de férias. Tinha tudo programado para só pisar na redação em junho e... ESQUECI A FATURA COM A ÚLTIMA PARCELA DO SEGURO DO CARRO NO TRABALHO!!!

Só de raiva saí de lá e comprei 5 livros, a saber:

* "O negro no futebol brasileiro", de Mario Filho, vulgo Maracanã.

* "Minha vida", de Suzana "Nelson Rodrigues" Flag.

* "Incomodada ficava sua avó", de Lula Vieira.

* "História das ruas do Rio", de Brasil Gerson.

* "Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra", do moçambicano Mia Couto.

É isso aí...

FLAGRANTES DAS ELEIÇÕES NA ARGENTINA


- Argentinos, olhem para o seu futuro!
Porque eu mesmo não sei pra onde estou olhando...


E aí, pessoal? A Playboy da Sabrina vale ou não vale a pena?

11.5.03

Não sei se fico triste ou feliz com essa notícia:

Assaltantes matam economista com um tiro no ES

Deveria ficar triste por causa de um assassinato por um motivo banal.

Mas deveria ficar alegre também: afinal, é menos um economista no mundo.

Sim, o Sítio do Picapau Amarelo teve uma versão anterior a esta (e, na minha modestíssima opinião, muito melhor). E uma das maiores emoções de minha existência foi ter ido lá, no velho Sítio, quando do aniversário de 8 anos de minha prima Renata. Sim, meu padrinho (que desencarnou recentemente) nos levou até Guaratiba, na casa onde eram feitas as gravações do seriado. E era uma locação muito melhor, diga-se de passagem, com mais cara de mato.

Sim, é claro que enquanto criança, em nível de petiz, tive uma decepção: não demoravámos para chegar ao Arraial de Tucanos. Pra falar a verdade, não chegava nem a cansar pois bastava atravessar uma sebe do Sítio e pronto, estávamos lá. Foi a primeira vez que vi uma cidade cenográfica na minha vida. As casas, a igreja, a sub-prefeitura... O armazém do Seu Ellias estava fechado. Perto dali, os camarins. Só a casa de Tio Barnabé, de pau a pique, existia na sua totalidade (também... era um ovo). Ficava no final da rua "principal" de Tucanos, numa pequena parte elevada do lugar.

Os quartos de Pedrinho e Narizinho eram feitos em estúdio na própria TV Globo. Só a varanda, a cozinha e a sala eram gravadas lá mesmo, em Guaratiba.

Mas conhecer o Sítio, seu alambique (tinha um alambique!), o galpão onde dormiam o Garnizé e Zé Carneiro (pelo menos a externa), ver a Vaca Mocha foram pinto perto da emoção maior de ver a Dona Benta em pessoa! Sim, Zilka Salaberry estava lá! Claro: não estava caracterizada. Usava um vestido simples, azul, e estava alimentando os animais (vacas, porcos etc). Quando ela ficou sabendo da finalidade de nossa visita, não teve dúvidas: pegou minha prima pela mão, levou-a - nós a reboque - para a sala do Sítio e nos contou uma história. Eu me senti o próprio Pedrinho!

Aquela casa, a presença de Dona Benta em carne e osso (acho que ela já se sentia parte daquilo ali), toda aquela atmosfera eram a nossa Disneyworld. Se houve um lugar onde fiquei maravilhado na minha infância, foi ali, naquela casa que servia de cenário para o Sítio do Picapau Amarelo.

Isto nunca hei de esquecer...

10.5.03

Uma boa notícia: o Veloxx já está disponível para uma das minhas linhas telefônicas.

Beleza!

Uma má notícia: o Veloxx é da Telemar.

Os fogos espoucaram. Aqui no Rio, isso é sinal de que as drogas chegaram. Mas alguém deve ter "batido" isso pra polícia e ela estava pronta para subir o morro que fica a uns três quarteirões da minha casa. O curioso é que, quando os fogos surgiram pela primeira vez, eu disse pra mulher do meu cunhado:

- Chegou a marofa. O engraçado é que todo mundo na cidade sabe que quando isso acontece, o pessoal do morro solta fogos. Menos a polícia...

Ato contínuo, nós ouvimos:

- É, capitão. Não dá pra subir por aqui não. Vamos ter que tentar pela outra rua.

E os tiros - com armas pesadas - começaram a ser disparados. Tinha uma Patamo na minha porta. E é nesta cidade que vou tentar criar meu filho.

Já defendi aqui a pena de morte para traficantes de drogas. Pelo menos enquanto essa situação continuar (porque tenho fé de que ela seja apenas um pesadelo do qual nós, cariocas, iremos acordar). Algumas pessoas concordaram, outras discordaram, mas é que sinceramente eu não vejo recuperação possível para um sujeito como Fernandinho Beira-Mar. A não ser que ele vire destaque do mês numa loja do McDonald's depois de cumprir seus 30 anos de cana. Vocês imaginam isso?

Ontem, li uma carta no Globo de Aguinaldo Silva, autor de novelas de sucesso da TV Globo como "Tieta" e "Fera Ferida" na qual ele defende a remoção de favelas. E eu, cansado dessa guerra velada e depois de ter aposentado da minha vida qualquer resquício de "politiquismos corretos", coisa que cabe muito melhor num Rubem César Fernandes da vida, tenho que concordar. Temos que acabar com as favelas dessa cidade. Chega desse romantismo de que "o samba nasceu no morro", "a Mangueira não pode acabar"... Pode sim! Tem que acabar! Nelson Sargento mora em Copacabana, porra. Além do mais, é muito mais fácil cercar um condomínio do que uma favela cheia de becos. Ah, sem contar que esse pessoal passaria a pagar a conta de luz, que eles acham que é de graça.

Não, não fiquei reacionário depois de velho. Só quero uma cidade em paz. E organizada. E sim, Carlos Lacerda tinha razão. Removeu três favelas que hoje em dia tornariam a vida no Rio de Janeiro um verdadeiro inferno. Se é que já não estamos num...

Vendo os links de quem entra aqui, percebo que atraio muitos incautos que procuram coisas como XUXA PELADA, SIMPATIA PARA GANHAR DINHEIRO E LINKS, PASMEM!!!, PARA TATUAGEM NA VIRILHA.Sabrina nua. Sabrina na Playboy. Sabrina pelada. Sabrina safada. Sabrina gostosa. Sabrina famosa.Sabrina BBB.

E sinto que vai cair muito mais gente aqui. Sabrina Sato nua.
Sabrina Sato na Playboy. Sabrina Sato pelada. Sabrina Sato safada. Sabrina Sato gostosa.
Sabrina Sato famosa. Sabrina Sato BBB.

Uma foto expressiva de Rafael.

Tirando chinfra.

9.5.03

Blogando e bebendo Cabernet Sauvignon...

Como diria aquele mineirinho de Itabira: "Eta vida besta, meu Deus."


Uma curiosidade ao ler "Tiago, irmão de Jesus": não sabia que até mesmo várias das cartas de Paulo não têm autenticidade comprovada.

Os pesquisadores afirmam que apenas sete saíram do punho do apóstolo: Romanos, Coríntios 1 e 2, Gálatas, Filipenses, Tessalonicenses 1 e Filêmon.

Há uma certa divisão entre os especialistas em relação a Tessalonicenses 2, Efésios e Colossenses.

E esqueçam: Timóteo 1 e 2, Tito e Hebreus não foram escritas por Paulo.

Que puta trabalho devem ter esses exegetas, hein?

Estava comentando com a minha mulher, que é católica, que a Igreja vai ter um motivo de júbilo e de preocupação neste milênio. O primeiro é que, devido ao avanço das pesquisas no campo da arqueologia, vai-se, ao contrário do que muitos céticos pensavam, provar a existência histórica de Jesus. Em contrapartida, a Igreja vai ver cair por terra vários (senão todos) os seus dogmas. E aí, sem trocadilho, vai ser um Deus nos acuda...

Vamos invadir esta praia.

Bom, faltou falar sobre Vasco e Cruzeiro.

Sentei diante da Tv sem a menor obrigação de torcer: esperava sinceramente que o Vasco fosse tomar uma sova histórica do Cruzeiro, tipo uns 6 a zero pra gente largar a mão de ser besta. Com o espírito desarmado foi mais fácil assistir ao prélio.

Aos oito minutos pensei:

- Beleza! Resistimos 8 minutos! Esse time só me dá alegria!

Mas aos 12, pimba! Uma jogadaça do ataque do Cruzeiro envolveu a zaga (sic) do Vasco e a Raposa sapecou 1 a 0.

- Pronto - pensei desolado, porém conformado. - Vai começar a piaba.

Mas eis que depois de um belíssimo passe de Danilo para Marques, o Gigante da Colina acordou de seu berço esplêndido e empatou a partida! Só não gritei um sonoro "goooollll!!!" porque o Rafael já estava dormindo.

E não é que o Vasco estava jogando bem? Inclusive a defesa, uma verdadeira peneira (pelo menos nas rodadas iniciais do Nacional), estava dando conta do recado!

But... a filosofia defensivista de Antônio Lopes (leia-se R-E-T-R-A-N-C-A) acabou fazendo com que o Vasco cedesse espaço ao time do Cruzeiro. Mas mesmo assim, a equipe mineira só conseguiu fazer o segundo gol por causa da falha bisonha de Russo que, diga-se de passagem, é o melhor jogador da defesa cruzmaltina.

Perdemos de pouco, é o que importa. E teremos que derrubar a invencibilidade do Cruzeiro. Bom, eu sempre achei que tabus só existem para serem quebrados. Isso se o Cruzeiro não perder o selinho no final de semana. E se isso acontecer, acredito que a carruagem de Luxemburgo pode virar uma incômoda abóbora... Abóbora azulada.

GRANDES ATORES DA PNEUMONIA ASIÁTICA


LAURO CORONA VÍRUS

7.5.03

Excelente a opinião de Artur Xexéo sobre a bulha Gushiken x Cinema (leia-se Cacá Diegues).

No fundo, isso está me cheirando a desespero dos "cineastas", dos "de sempre" que não querem perder a bocada federal. Não sei por que, mas me lembrei das denúncias de Paulo Francis, quando ele dizia que o que a Embrafilme financiou mesmo foram coberturas na Barra da Tijuca no lugar de filmes nacionais.

Sinto muito dizer, mas o cinema nacional nunca vai ter uma indústria decente. Vai sempre depender da caridade de empresas privadas, que para isso deixarão de pagar mais impostos (como se já não sonegassem alguns) e da boa e velha Viúva. Que vai bancar a camarilha de sempre.

E por falar em Pitanga, a fruta mais gostosa da TV, nosso generoso amigo Ligeirinho disponibilizou algumas fotos capturadas da novela para que possamos nos deliciar...

6.5.03

Férias... Pouca coisa pra fazer... Então encarei umas cenas de "Mulheres desesperadas". E me deleitei com a sacrossanta imagem de Camila Pitanga. Linda, cativante. E ainda tem buceta! Ah, e voz rouca também... E nem precisava tanto, meu Deus, nem precisava tanto...

GRANDES ATORES DA INDÚSTRIA DE BRINQUEDOS


RUBENS DE FALCON

ONDE ESTÁ
WALLY... SALOMÃO?



Sempre fui da opinião que todas as revistas semanais do Brasil iriam pro buraco quando todas as doenças do mundo acabassem. Imaginava até o pânico nas redações:

- Vamos falar sobre o quê esta semana? - pergunta o editor, cheio de gás.

- De câncer? - responde um ousado repórter inexperiante.

- Não, o câncer foi erradicado! - rebate o repórter velho de guerra.

- Merda! - deixa escapar o editor - Então... Que tal AIDS?

- Descobriram a cura na semana passada! - diz a repórter gostosa que nunca quis trepar com o editor.

- Já sei - o editor, esperançoso - Gripe! Podemos sempre contar com a boa e velha gripe!

- Tsc, tsc, tsc... Ontem acabaram os testes e a vacina foi aprovada. O pessoal que faz o Cebion já tá no olho da rua! - diz o editor de economia, já de olho nas informações sobre o mercado de trabalho.

E o editor não conseguindo segurar seu desespero, seu desamparo, sua fragilidade:

- Meu Deus! Será que não existe nem uma doencinha pra gente falar? Descobriram a cura de todas? Tem vacina pra tudo? Nããããããõooo!!!

Pois é. As doenças garantem, por baixo, umas quinze capas de revista, todas dando conta de tratamentos caríssimos e que você talvez nunca possa fazer. Mas você fica aliviado quando lê na capa: "CÂNCER JÁ NÃO CAUSA TANTO MEDO - SAIBA COMO VOCÊ PODE ENFRENTAR A DOENÇA - ETC ETC ETC."

Por isso que eu acho que a pneumonia asiática não passa de um complô da Veja. Ela financiou a criação de mais uma doença. E garantiu, com isso, mais umas 30 capas altamente "criativas" nos próximos dois anos...


A capa da Veja desta semana, que prova,
de maneira irrefutável a minha teoria!!!

5.5.03

21 LIVROS DETONADOS ESTE ANO:
1 - Eu não sou cachorro, não (Paulo Cesar Araújo - de 1 a 6 de janeiro)

2 - Histórias da meia-noite (Machado de Assis - 7 a 9 de janeiro)

3 - Os ratos (Dyonelio Machado - 9 a 15 de janeiro)

4 - A vida real (Fernando Sabino - de 15 a 17 de janeiro)

5 - Floradas na serra (Dinah Silveira de Queiroz - de 20 a 24 de janeiro)

6 - Clara dos Anjos (Lima Barreto - de 25 a 30 de janeiro)

7 - Memorial de Aires (Machado de Assis - de 30 de janeiro a 6 de fevereiro)

8 - Os exilados da Capela (Edgard Armond - de 6 a 11 de fevereiro)

9 - O príncipe (Maquiavel - de 11 a 18 de fevereiro)

10 - Moderato cantabile (Marguerite Duras - de 19 a 20 de fevereiro)

11 - A ditadura envergonhada (Elio Gaspari - 20 a 27 de fevereiro)

12 - Tudo que você precisa ler sem ser um rato de biblioteca (Luiz Carlos Lisboa - de 27 de fevereiro a 4 de março)

13 - O jogador (Dostoievski - de 7 a 11 de março)

14 - Novelas nada exemplares (Dalton Trevisan - de 12 a 17 de março)

15 - Vencecavalo e o outro povo (João Ubaldo Ribeiro - de 17 a 18 de março)

16 - Insônia (Graciliano Ramos - de 19 a 23 de março)

17 - Ai de ti, Copacabana (Rubem Braga - de 24 a 25 de março)

18 - Um táxi para Viena D'Áustria (Antônio Torres - de 25 a 31 de março)

19 - Eurico, o presbítero (Alexandre Herculano - 31 de março a 9 de abril)

20 - Os campos de honra (Jean Rouaud - 10 a 15 de abril)

21 - O livro dos espíritos (Allan Kardec - de 16 de abril a 4 de maio)

Lendo "Tiago, irmão de Jesus". É interessantíssimo para quem gosta desse tipo de assunto. Como eu, por exemplo.

Existem três tipos de teoria a respeito dos irmãos de Jesus. A primeira delas é a Helvidiana, que é também a mais simples de todas: os irmãos de Jesus eram... irmãos de Jesus. Filhos de Maria e José e ponto final. No princípio, esta teoria não aborrecia a Igreja primitiva posto que não havia o dogma da virgindade de Maria. Depois do século II ela passou a ser considerada uma heresia.

A segunda é a Teoria Epifaniana, que diz que que os irmãos de Jesus eram, na realidade, filhos do primeiro casamento de José, que seria um senhor em idade provecta quando se casou com Maria.

E finalmente temos a teoria jeronimiana, que diz que os irmãos de Jesus seriam seus primos germanos. Afinal, o termo usado tanto para "primos" quanto para "irmãos" seria o mesmo. É a teoria mais fácil de se demolir apesar de ser mais complexa.

Mas o que eu gosto mesmo são das notas de pé de página. Adoro livros com notas de pé de página. Para um caçador de curiosidades como eu, é um verdadeiro maná. Aliás, pelas notas deste livro descobrimos que Nazaré, a cidade que acabou virando uma espécie de sobrenome de Cristo, simplesmente NÃO EXISTIA NA ÉPOCA de Jesus.

Eu me divirto muito com isso...

Persefone, em seu blog, faz alguns questionamentos a respeito do piercing na buceta.

Manchetes novas, pensamento novo... A atualização vai ser mais devagar... Sabecumé... Férias, negada!!! Férias!!!

3.5.03

FLAGRANTES DA VISITA DO PAPA NA ESPANHA


- Como é que é, Juan?
Eu tô aqui há mais de três horas
e ainda não vi nenhum peitinho!!!



O rei de Espanha Juan Carlos mostra toda
sua reverência ao Santo Padre:
- Porra, Papa, mas que mão babada!!!



Freiras espanholas protestam contra a taxação dos inativos em 11%.

Pode ser um problema do meu computador, mas alguém aí está conseguindo acessar o LEITE DE PATO descentemente?Respondam por e-mail...

É de Feliciano Maduro o melhor comentário sobre Fernanda Young:

As coisas na vida de Fernanda Young são todas por assimilação. Ela ganhou o título de mulher por terem assimilado, que, com uma vagina, ela seria uma mulher. Ganhou o título de moderninha porque assimilaram que feia, tatuada e quase careca, só podia ser moderninha. Ganhou o título de escritora porque, sendo moderninha e mulher, assimilaram que ela também era escritora. Agora é roteirista porque, como escritora, mulher e moderninha, ela poderia ser uma ótima roteirista de um otimo programa moderninho numa otima emissora. Eu to cagando para a Fernanda Young. Vai dar o cu, Fernanda Young.

Bom, chegamos ao final de mais uma enquete. Perguntei aos meus diletos leitores e a alguns desavisados que aqui ousaram entrar:

VOCÊ SE CASARIA COM UMA MULHER COM PIERCING NA BUCETA?


E o resultado foi:

SIM - 45,75%
NÃO - 54,25%

Ou seja, os rapazes preferem que a tabaquinha não venha com "brindes", apenas com os pentelhinhos de sempre. O que só prova que nós, homens, ainda somos um tanto quanto conservadores no que diz respeito ao "buraquinho da felicidade".

Valeu, pessoal! Em breve, outra enquete extraordinária!!!

2.5.03

GRANDES DENÚNCIAS DE ADAÍLTON PERSEGONHA
Número 3


EURICO MIRANDA É BARRIGUDO!!!

100 LIVROS QUE EU NÃO POSSO DEIXAR DE LER ANTES DE PAGAR O ÓBOLO PARA CARONTE
Capítulo 80*


O TEMPO RECUPERADO
(EM BUSCA DO TEMPO PERDIDO)
Marcel Proust


Este livro e o final do ciclo Em Busca do Tempo Perdido. Alem de encerrar a serie, tambem sintetiza em sua estrutura parcelada todos os romances, especialmente No caminho de Swann.


Mais barato aqui:


* Refiz as contas e parece que publiquei duas vezes na lista "O continente", do Érico Veríssimo. Então a numeração volta para 80.

1.5.03

E ontem, Titio Persegonha foi comemorar o advento de suas merecidas férias com alguns amigos. Decidimos ir ao Outbeck, onde fui pela primeira vez. Lá, degustei a tal cebola decantada por Gravataí Merengue, mas como não sou muito chegado em coisas apimentadas, não me tornei um fã ardoroso de tal petisco, mesmo tendo gostado.

Pois é, rapaziada, começaram meus 33 dias de coçação de saco. E tenham a certeza de que saberei aproveitá-los muito bem...

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]