31.1.03

EU ODEIO



OOMPA LOOMPAS!!!

"A vida é bem mais perigosa que a morte."
Cazuza
Baby suporte

MULHERES QUE EU GOSTARIA DE PASSAR NA CARA
Número 14


COMÊ-LA, QUER DIZER, CAMILA PITANGA...


Eita, morena brejeira...

Não, não, não... Nada acontecia como nos filmes de Jesus onde os crucificados morriam de uma hora pra outra. Eles morriam bem devagar, num processo muito doloroso e agônico...

Tudo bem... Mas por que eu disse isso?

"Não, o provérbio não está bem certo. O raio é que enquanto há esperança, há vida. Jamais foi encontrado no bolso de um suicida um bilhete de loteira que estivesse para correr no dia seguinte..."

(A Esperança - Mário Quintana)


Achei no Despropósitos. Sensacional!!!

Pros que moram em Brasília: ainda existe a Churrascaria do Júlio, no caminho de quem vai pro La Salle?

Tribuna da Imprensa, coluna "Fato do Dia":

Jornalismo
As agências de notícia informavam ontem que o dólar abriu em queda porque o mercado externo "amanheceu de bom humor". Até quando vão continuar com esta mistificação com jeito de palhaçada?

Link surreal.

Axioma do cinema #2: Todo filme sobre surfe é bom.
Axioma do cinema #1: Todo filme com alienígenas malvados é bom.
Axioma do cinema #2: Todo filme sobre surfe é bom.

Conclusão: Um filme com alienígenas malvados que surfam seria um novo Cidadão Kane!!!

Li este post no blog do Paulo Torres. E cheguei a uma outra conclusão que não tem nada a ver com cinema: alienígena bom é alienígena morto!!!

Ontem, estava levando o meu sagaz infante para a creche, quando, perto do cruzamento em frente à Supercreche da LBV (não, não é a creche do Rafael), havia um pequeno engarrafamento. E quando isso acontece, não há sinal de trânsito que dê jeito.

Funcionários da Comlurb estavam realizando podas nas árvores. Atenção: eu disse poda, sem ph. E este era o motivo para a retenção...

Neste sinal, D-I-A-R-I-A-M-E-N-T-E, fica parado um PM. Certamente, para multar os mais apressadinhos. Justamente ontem, quando o bicho estava pegando, quando o trânsito estava tumultuado, quando ônibus irascíveis se atiravam contra incautos carros de passeio, o policial NÃO ESTAVA!!! Nem sombra havia do guardião da lei e da ordem!!! Onde ele havia se metido? Será que quando ele viu o caos no cruzamento saiu fora? Estava dodói? Não havia ninguém pra substituíl-o? E por que os guardas de trânsito só ficam dando expediente nos sinais que funcionam? Assim é fácil, cumpade!!! Assim é mole!!!


VOCÊS ERRARAM!!!*


No post dos Livros do Caronte, vocês não deveriam ter lido "Admirável Mundo Novo", de Aldous Huxley!!! Mas não deveriam ter lido isso, sua cambada de incompetentes!!! Afinal, como bem disse o leitor Rafael:

"Esse livro realmente é muito bom Persegonha, mas se não me engano, você já o tinha citado no Capitulo 67 dessa série."

Citei mesmo e vocês não tinham nada que ter lido aquilo!!! O certo é este aqui:

100 LIVROS QUE EU NÃO POSSO DEIXAR DE LER ANTES DE PAGAR O ÓBOLO PARA CARONTE
Capítulo 72



CONTRAPONTO
Aldous Huxley


Neste livro, Huxley orquestra sua ferocidade combinando historias e personagens com a fluidez hipnotica de um quarteto de cordas e entrecruzando intrigas como nos mais memoraveis paineis de Paolo Uccello...


E também está mais barato aqui:



6 LIVROS DETONADOS ESTE ANO
1 - Eu não sou cachorro, não (Paulo Cesar Araújo - de 1 a 6 de janeiro)

2 - Histórias da meia-noite (Machado de Assis - 7 a 9 de janeiro)

3 - Os ratos (Dyonelio Machado - 9 a 15 de janeiro)

4 - A vida real (Fernando Sabino - de 15 a 17 de janeiro)

5 - Floradas na serra (Dinah Silveira de Queiroz - de 20 a 24 de janeiro)

6 - Clara dos Anjos (Lima Barreto - de 25 a 30 de janeiro)


O dia começou quente...

COMENTANDO OS COMENTÁRIOS

Adaílton Persegonha! Tudo bem que eu entendi o que você quis dizer, mas daí a insinuar que São João de Meriti é pior do que a Penha EU NÃO ADMITO. O problema de vocês da capital é achar que qualquer lugar do subúrbio é melhor que as cidades da Baixada, o que francamente não é verdade. Tudo bem que alguns bairros de São João são podres, mas sair do centro de Meriti para ir para a Penha não é avanço, é retrocesso! E dane-se que a Penha seja mais perto do Centro do Rio, se o problema é transporte o metrô é aqui do lado... Fica melhor dizer que o Lula quer mudar o país de São João pro Méier. O que nem é tão diferente assim...

Nemo

Meu irmão nasceu em São João do Meriti. Só nasceu. Nunca moramos lá, mas este é um dado. Geograficamente, a Penha fica, sim, muito mais perto do Centro da cidade do que São João. Não acredito que se mudar para a Penha seja um retrocesso. Este comentário também pode ser considerado um preconceito, só porque o metrô "é aqui do lado". A estação de Vicente de Carvalho fica a sete minutos de carro da minha casa. E o maior problema do Méier é continuar tentando ser Tijuca. Sem ressentimentos.

30.1.03

4 a 1 no Friburguense.

Não é nada, não é nada... Não é nada mesmo...

100 LIVROS QUE EU NÃO POSSO DEIXAR DE LER ANTES DE PAGAR O ÓBOLO PARA CARONTE
Capítulo 72


ADMIRÁVEL MUNDO NOVO
Aldous Huxley


Este é acima de tudo, um romance de idéias, que descreve as formas mais sutis e engenhosas que pode assumir o pesadelo do totalitarismo, e que resiste as interpretações político-ideológicas de esquerda ou direita suscitadas desde o seu lançamento.

E está mais barato aqui:


A verdadeira verdade.

Rafael volta a dar o ar de sua graça no blog dele...

A CRÍTICA CINEMATOGRÁFICA SUCINTA DE ADAÍLTON PERSEGONHA:

Ontem assisiti "A caminho de Kandahar".

Tem uma cena memorável: a dos pernetas correndo atrás das pernas atiradas no deserto pelos helicópteros da Cruz Vermelha.

Linguagem documental.

Ah, sim... É "Central do Brasil" com afegãos miseravéis.

Da série...

A INVEJA É UMA MERDA!!!


FH recomenda prudência a Lula


PARIS. No dia seguinte à visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à França, o ex-presidente Fernando Henrique participou do primeiro seminário desde que deixou o poder e disse que seria ?uma impertinência? o Brasil querer assumir uma posição de liderança no cenário mundial. Fernando Henrique disse ter notado no petista Luiz Inácio Lula da Silva, em suas viagens internacionais, uma disposição positiva de assumir responsabilidades como presidente do Brasil, mas recomendou prudência aos que julgam que o país deva aventurar-se como nova liderança ao lado das grandes potências.


Well, well, well...

Não deve mesmo ser fácil para FHC ver da arquibancada Lula tentando provar que o Brasil é mais do que bunda, carnaval e futebol.

Podemos sim e devemos buscar um lugar de liderança na comunidade internacional, e isso dói muito no ex-presidente que, nos oito anos em que ficou encastelado no Planalto, fez questão de deixar o Brasil mais submisso do que já era. Deve ser isso a tal "Teoria da Dependência".

É claro que o Brasil vai continuar sendo um país dos "subúrbios do mundo" durante muitos anos. Mas também é bom saber que temos um presidente que quer tirar o país de São João do Meriti e mudá-lo para a Penha. Ou seja, permanece na periferia, mas está ficando mais perto do centro.

29.1.03

Bulha entre Xexéo e Gerald Thomas. Assunto: teatro de vanguarda e teatrão. Um detalhe: os exemplos usados pelo Gerald Thomas. Se todos os vanguardistas do teatro "gerald thomasiano" ultrapassarem a barreira dos 200 anos como Beethoven, Wagner, Beckett, tudo bem... Mas eu tenho minhas dúvidas...

GRANDES INVENÇÕES DA HUMANIDADE
Número 27

Máquina de Calcular


Eu sou um verdadeiro demente em matemática. No vestibular em que passei pra Comunicação na UFRJ bastaria não zerar uma das provas pra não ser eliminado de cara. E foi exatamente o que eu fiz: não zerei. Tirei 0,87 em matemática. Como esta não era uma matéria específica para a minha carreira e como havia tirado altas notas nas outras disciplinas consegui passar... Mas matemática sempre foi o meu fraco. Sempre penei pra fazer contas de cabeça (às vezes as mais simples). Me considerava um débil-mental. Amigos meus louvavam a trigonometria, análise combinatória, funções e logaritmos. E eu suando a cada prova, tirando os meus "cinquinhos" políticos que me faziam passar raspando...

Por isso, agradeço penhoradamente à máquina de calcular, que é o máximo que eu consigo me aproximar do maravilhoso mundo das contas... Sem a máquina de calcular eu sou incapaz de dividir um número inteiro por um decimal. Sou mesmo um bulímico artimético, um órfão das operações básicas, um desvalido da álgebra, um excluído das ciências exatas.

Viva, portanto, a máquina de calcular!!!

Lembro-me até hoje da minha calculadora Sharp Elsi Mate, presente que ganhei de papai no Natal de 1979!!! E lembro também do meu avô, que nunca confiou muito nestas tecnologias, querendo pegar algum erro da maquininha (vovô até hoje faz contas mirabolantes de cabeça).

Aliás, por falar em máquina de calcular, vocês sabiam que a palavra cálculo tem sua origem no termo latim para "pedra"?´"Na verdade, acredita-se que a prática de reorganizar pedras em colunas deu origem à primeira calculadora, o ábaco, que nasceu na China no século VI a.C."*

* O Livro das Invenções, de Marcelo Duarte.


Em breve. Em DVD. E eu vou comprar.

Todo o elenco de "Esperança" reclama que está cansado porque os capítulos chegavam num dia e já tinham que ser gravados no outro. Ninguém conseguia fazer mais nada... Então como é que a Giselle Itié arrumou tempo pra posar pro Papa-Rabo e pra Revista Vip?



Nada contra a moça que, aliás, merece altas surras de piroca...

Vida e obra de George Soros,
por Helio Fernandes.

Uma das experiências mais traumáticas da minha existência foi aprender a dirigir. Era terrível. Pra começar, eu não tinha noção de espaço. Talvez por ter sido um péssimo aluno de geometria, matéria na qual continuo uma anta juramentada. Eu fazia questão de ser domingueiro. E até me orgulhava disso. Até hoje invejo pessoas que manobram os seus carros com indiferença. Eu detesto manobrar. Quando arranjo uma vaga, seja na rua ou num shopping, vou trantando logo de estacionar o carro, não importa quão longe seja da entrada do lugar para onde vou.

No começo, eu tinha mesmo era medo de dirigir. Medo de fazer barbeiragem, medo de enfiar o carro embaixo de um ônibus. Tudo isso só foi passando quando fui obrigado a levar o Rafael pra creche todo dia. Aí, fui me soltando mais. Passei a fazer manobras mais ousadas e a não me incomodar com o carro que vinha "varado" atrás do meu. Parei de sentir como a escumalha do trânsito. Ainda faço minhas merdas, mas quem não faz que atire o primeiro pneu!!!

Hoje, bato no peito e posso afirmar que não sou um domingueiro. Tem dias até que eu quero sair de carro. Mas quando viajo, não. Nem quero chegar perto de um volante. Não alugo carros em outras cidades. Férias são férias.

Mas sabem que ainda, quando estou pilotando o meu "possante" (um Fiat Uno 98, que vou trocar em fevereiro), ainda dá aquele estalo e eu penso comigo mesmo:

- Ei, cara, você sabe dirigir!!!

Até hoje, eu sinto um certo frio na barriga quando tenho que ir para lugares cujo caminho eu não sei. À medida em que você se acostuma com um trajeto, fica mais confiante e tem a sensação de que poderia dirigir de olhos fechados. Sabe exatamente qual é a marcha que tem que passar em determinada rua, avenida ou curva. Quando o caminho é novo, não. Você não sabe se vai pra direita, descobre que tem que virar pra esquerda em cima do laço, tudo te atrapalha, até a placa que deveria lhe salvar. Mas que sensação de vitória e de competência quando você chega ao lugar desejado!!! É indescritível!!!

Há diferença também quando você passa por um lugar de ônibus ou de carona e quando está guiando um carro. A sensação que se tem é a de você vai errar o caminho. Que vai se perder. É muito esquisito.

Tudo isso serve pra dizer uma coisa: amigo, se eu aprendi a dirigir e a andar de carro neste trânsito caótico e repleto de pessoas mal educadas como o Rio de Janeiro, qualquer um consegue...

Rafael fazendo caretinha...

"Clara dos Anjos", de Lima Barreto é mais que um simples romance. Na verdade, é um documento antropológico sobre o Rio de Janeiro dos anos 20. A descrição dos subúrbios da cidade é sensacional. Lima descreve o modo de vida dos seus habitantes, suas dificuldades de locomoção e o abandono da região pelo poder público. É extremamente atual. Vale a pena.

Ora, ora, ora... Um link pra mim no sensacional LACTOBACILO MORTO...

Humor negro? Vocês têm certeza?

Então lá vai...


Isso é que é "amor aos pedaços"...

Estiveram aqui:

Eu, eu mesmo, sem Irene.

Diário ruminante. (Acho que já linkei, mas linko - que palavra horrível!!! - de novo.)

Bad Tiger.

O outro blog do Diego.

Santuário do absurdo (que deve combinar muito bem com um seminarista revolucionário...)

Porra, é gente pra caralho...


28.1.03

Estou cansado de ser um personagem de mim mesmo...



Achei aqui.

Eu até gosto de umas músicas do Pato Fu. Mas é meio Mutantes...

Olha quem está falando...

Lendo o Blog0News, do Ricky, descobri o genial LACTOBACILO MORTO... Assim que a preguiça deixar, entra no PELOTÃO DE ELITE.

PESSOAS QUE EU GOSTARIA DE ESPANCAR
Número 4

Bem, na verdade não é uma "pessoa", mas que eu gostaria de "atirar o pau" NISTO, ah, eu gostaria!!!


GATO MESTRE



E o LEITE DE PATO inicia uma nova série...

PERDA DE TEMPO COM COISAS INÚTEIS

Concurso busca idéias
para salvar albatrozes!!!


Pesquisadores e ambientalistas pedem ajuda para evitar
a captura acidental de albatrozes em anzóis de pesca de espera.

Gravataí Merengue e o sucesso irrefutável de Lula em Davos...

Ok, ok, mais uma foto de Rafael lá no blog dele...

Fígado pensante.

Vocês sabiam que existem seminaristas revolucionários?

Tem gente por aí fazendo barulho...

O sono me impediu de assistir o "Clube da luta" de uma tacada só. Devo completar hoje. Mas eu tô achando do caraio... Entretanto, deixo registrado um protesto: o pessoal que trata das legendas precisar contratar alguém, urgente, que saiba o básico do básico da Língua Portuguesa. É um tal de "abilidade" e "rizada" de deixar o Seu Creysson com inveja...

Pronto. Tirei a boiolice do ar... Quem viu, viu... Quem não viu... Bom, quem não viu não vai fazer mal juízo de mim...

27.1.03

Gostaram desta explosão de cores na abertura do blog?

Ou acharam coisa de viado?

Mais uma foto de Rafael.

Querem ver?

Vão lá...

Aonde irei nas minhas férias?

Alguma sugestão?

Deve ser um lugar bacana pra mim, pra patroa e pro Rafael, que até lá vai ter 1 ano e meio...

A Mônica Waldvogel é mais inteligente. Mas se é verão e o programa é ir a praia, prefiro ir com a Cicarelli.

Concordo com o Joaquim Ferreira em parte... Acho a Waldvogel uma chata...

Fim de carreira é fogo... Ontem, vi o Bóris Casoy entrevistando o "bispo" Marcelo Crivella na Record foi deprimente... Dava pena de vê-lo escolhendo as palavras para não melindrar o "amigo do rei" (leia-se Edir Macedo).

Isto é uma vergonha!

26.1.03

Preguiça féla-da-puta...

"Mais de 150 países dos diversos continentes, não têm inflação (ou têm em nível baixíssimo) e cada vez reduzem mais os juros. O Brasil é talvez o único que descobriu a pólvora mas não ganha o Oscar: para "fugir do pânico da inflação", eleva cada vez mais esses juros." (Helio Fernandes, na Tribuna da Imprensa.)

COMENTANDO OS COMENTÁRIOS:

Lê uns livros da Agatha Christie...

Recomendo Cai o Pano, q é muito foda.

Eduardo.


Ô Eduardo, eu gostava muito de Agatha Christie. Li "Cai o pano". Mas... bem... eu acho que já passei dessa fase...

Foto nova do meu pimpolho lá no RAFAEL NEWS.

Pronto: acho que agora vocês não vão ter do que reclamar pelos próximos dias...

Fiscais apreendem churros com drogas em Caraguatatuba

Alguém aí ainda desconfiava do recheio dessa merda?

25.1.03

Tem foto nova - finalmente - no RAFAEL NEWS.

Lá o garoto explica melhor...

Chove a cântaros aqui na Penha...

Vou correndo pegar "Clara dos Anjos" e ler ouvindo a água caindo lá fora...

5 LIVROS DETONADOS ESTE ANO:
1 - Eu não sou cachorro, não (Paulo Cesar Araújo - de 1 a 6 de janeiro)

2 - Histórias da meia-noite (Machado de Assis - 7 a 9 de janeiro)

3 - Os ratos (Dyonelio Machado - 9 a 15 de janeiro)

4 - A vida real (Fernando Sabino - de 15 a 17 de janeiro)

5 - Floradas na serra (Dinah Silveira de Queiroz - de 20 a 24 de janeiro)

"De quando em quando, um cidadão protestante dessa raça que deseja a felicidade de nós outros, na terra e no céu, à luz de uma sua interpretação de um ou mais versículos da Bíblia, funda uma novíssima seita, põe-se a propagá-la e logo encontra dedicados adeptos, os quais não sabem muito bem por que foram para a tal novíssima religiãozinha e qual a diferença que há entre esta e a de que vieram."
Lima Barreto
Clara dos Anjos

"Os freqüentadores dessa ou daquela natureza lá iam sem nenhum repugnância, pois é próprio do nosso pequeno povo fazer uma extravagante amálgama de religiões e crenças de toda a sorte, e socorrer-se desta ou daquela, conforme os transes e momentâneas agruras de sua existência. Se se trata de afastar atrasos de vida, apela para a feitiçaria; se se trata de curar uma moléstia tenaz e renitente, procura o espírita; mas não falem à nossa gente humilde em deixar de batizar o filho pelo sacerdote católico, porque não há, dentre ela, quem não se zangue: 'Está doido! Meu filho ficar pagão! Deus me defenda!'"
Lima Barreto
Clara dos Anjos

24.1.03

O fórum de Davos
Depois de semanas de dúvida, a TV brasileira decidiu que a pronúncia do local do Fórum dos Ricos, na Suíça, é Davôs, e não Dávos. Gramaticamente, o acento é circunflexo. Mas, financeiramente, o que se sabe é que pobre ali não tem assento. Só fica de pé, reclamando.

No Claudio Humberto de hoje.

E por falar em mulher, não posso deixar de publicar aqui a Luma vestida para matar na capa da ISTOÉ...



GRANDES PROGRAMAS INFANTIS DE AMAMENTAÇÃO


TV COLOSTRO

MULHERES QUE EU GOSTARIA DE PASSAR NA CARA
Número 13


MARI ALEXANDRE

Andaram procurando por aqui:

Filmes de sacanagem.
Só se for "O Planeta dos Macacos", que é tão ruim que só pode ter sido feito de sacanagem...

Fotos de Kelly Keu nua.
Aqui não tem, mas tem uma porrada de blog que tem...

Ficar em Paraty.
Uma casa em Paraty é o meu sonho de consumo, embora a patroa prefira Paquetá. Sabe como é mulher: elas pensam com anos de antecedência. Certamente ela prefere a ilha lá no fundo da baía para que o Rafael não fique dirigindo pela Rio-Santos nas altas horas da madrugada...

Mulheres cagando.
Aqui não tem, não. Mas sei de casos de rapazes que ficam apaixonados, ardendo de amor por certas mulheres que, no fundo, estão cagando pra eles... É de dar pena...

Detonado+Senhor dos Anéis.
Aqui vocês não vão encontrar muitas coisas sobre o Senhor dos Anéis. Mas procurem no blog do Vela, um fã ardoroso desta série...

Buttman.
Não curto muito os filmes do Buttman. Principalmente aquela mania que ele tem de mostrar um monte de cu arrombado...

Aberrações.
Aqui só tem uma: eu.

Putaria Ouro Preto
Cuidado se você estiver procurando isso... Atualmente, o "Aleijadinho" de Ouro Preto é um sujeito que só usa calça comprida e anda normalmente, apesar de não ter a perna esquerda...

Cada uma que parece duas...

23.1.03

Estava eu ontem, no sacrossanto recesso de meu lar assistindo ao filme "Os Bons Companheiros" ("The Goodfellas da puta"). Ao meu lado, uma taça do vinho Porca de Murça. Português. Gostei. Vou transformar isso num hábito. Mas trocando de filme, é claro, porque assistir um só enjoa...

"Mulher
Você vai gostar
Tô levando uns amigos pra conversar
Eles vão com uma fome que nem me contem
Eles vão com uma sede de anteontem
Salta cerveja estupidamente gelada prum batalhão
E vamos botar água no feijão

Mulher
Não vá se afobar
Não tem que pôr a mesa, nem dá lugar
Ponha os pratos no chão, e o chão tá posto
E prepare as lingüiças pro tiragosto
Uca, açúcar, cumbuca de gelo, limão
E vamos botar água no feijão

Mulher
Você vai fritar
Um montão de torresmo pra acompanhar
Arroz branco, farofa e a malagueta
A laranja-bahia, ou da seleta
Joga o paio, carne seca, toucinho no caldeirão
E vamos botar água no feijão

Mulher
Depois de salgar
Faça um bom refogado, que é pra engrossar
Aproveite a gordura da frigideira
Pra melhor temperar a couve mineira
Diz que tá dura, pendura a fatura no nosso irmão
E vamos botar água no feijão."
Feijoada completa
Chico Buarque

O Circo do Absurdo está montado. E os palhaços somos nós.

Gente que leu o LEITE DE PATO e GOSTOU: PRÓ-TENSÃO.

GRANDES HUMORISTAS DO SEXO ORAL



BOQUETE MILAGRES


UPDATED: Boa a sugestão do combativo e sempre alerta Gravataí Merengue. Vamos a ela:

GRANDES FENÔMENOS RELIGIOSOS DO HUMORISMO


GORETE MILAGRES

Lendo "Floradas na serra", de Dinah Silveira de Queiroz. Engraçado, a impressão que me dá é que este livro é um roteiro, dado à sua clareza e estruturação das cenas. Coisa de escaleta mesmo...

GRANDES ASTROS DA PROCTOLOGIA




RAY OLHOTA

100 LIVROS QUE EU NÃO POSSO DEIXAR DE LER ANTES DE PAGAR O ÓBOLO PARA CARONTE
Capítulo 71


A PESTE
Albert Camus


Alegoria da condição humana, A peste é também uma alegoria de acontecimentos históricos ainda recentes: a cidade de Oran assolada pela epidemia lembra a França ocupada da Segunda Guerra Mundial e a infecção do Nazismo. Romance de resistência, portanto, em todos os sentidos da palavra.

22.1.03


E uma machete sobre Dona Zica no PROCOTÓ.

GRANDES ATORES DO CANDOMBLÉ


RODRIGO PAI DE SANTORO



CAMPEONATO MUNDIAL DE TROCADILHOS
COM A MANGUEIRA POR OCASIÃO DA MORTE DE DONA ZICA!!!


* "Dona Zica sempre colocou a Mangueira em primeiro lugar."

* "Viúva do compositor Cartola, Dona Zica estava há 22 anos sem ver a Mangueira entrar."

* "O importante é que eu sempre deixei a Mangueira de pé!"

* "A Mangueira sempre cresce no momento certo!"

* "Isso nunca aconteceu com a Mangueira antes!"

E... bom, chega, né?

Quanto à série "Separados no nascimento", acho que encontrei os verdadeiros autores...

Aliás, bom este blog: O Arroto.

Assisti "Bicho de sete cabaços", ops... "Bicho de sete cabeças".

1) É um filme correto, muito embora em termos de "infernos manicomiais" eu prefira "O expresso da meia-noite", do Alan Parker pré-"Evita".

2) Destaque: Gero Camilo, o interno Ceará. O cara parece maluco mesmo. Aliás, já tem cara de.

3) Achei os motivos da internação meio frouxos. Mas o Ricky disse que antigamente era assim mesmo...

4) Uma boa discussão: o que é droga, afinal? O que neguinho compra no morro ou que o pessoal toma nos hospícios ou clínicas?

UPDATED: Ah, sim, infelizmente, a Valéria Alencar não paga peitinho...

Essa idéia do Gilberto Gil de dar um dicionário a cada família dever ser pra gente entender o que ele fala...

21.1.03

Todo mundo faz... Vou fazer também...


Só acredito em agendas rabiscadas...

A Veja, revistinha mequetrefe, quer começar a solapar a política internacional ostensiva do Governo Federal. É claro, os "tucanalhas" ficaram oito anos submetidos à politicalha de Washington, "deitados eternamente em berço esplêndido", sem botar as manguinhas de fora, no sentido de ampliar a influência do Brasil na América do Sul. Quando começa a fazer isso, a revistinha marrom sem credibilidade dos Civita, influenciadas por não sabemos que motivos subalternos, começa a atacar a nossa política externa. E, como sempre sublinha o Gravataí, em matéria sem assinatura.

A bola da vez é a confusão na Venezuela. A melhor solução para a crise - qualquer uma delas - é sempre a saída constitucional. É o que o Governo quer brasileiro quer. Mas a Veja tem "medinho" dos Estados Unidos. No texto, ao mesmo tempo em que ironiza expressões como "ianque", "luta de classes" e "elite oligárquica", a Veja usa e abusa de chavões pra lá de batidos como "superpotência hegemônica", para defender os nossos "irmãos" dos Estados Unidos da América... do Norte. O recado da Editora Abril é claro: não devemos nunca contrariar os americanos. Chega a dizer textualmente: "a idéia de tentar mediar o imbróglio da Venezuela, tradicional área de influência dos Estados Unidos, sem participação do governo americano, é de uma simploriedade assustadora."

Pergunto ao editor (porque isso tem cara de editorial):

1 - O Brasil não é também "área de influência americana"?

2 - Por que não devemos aumentar nossa projeção internacional?

3 - É algum pecado bater de frente com os Estados Unidos? Devemos abanar o rabinho pra sempre?

4 - Quem é Moisés Naim que disse: "Parece que Lula entregou a política econômica a Wall Street e a política internacional ao PT"? Qual seria o problema de se entregar a política internacional ao PT, se é o partido do presidente? Quem é este senhor? Sim, é mais um daqueles inúmeros "analistas" que assolma a imprensa brasileira. Menos mal que ninguém saiba quem ele é. Daqui a pouco, até a Vejinhazinha esquece.

E, last but not least, a "reportagem" cita ainda a nomeação de Samuel Pinheiro Guimarães como secretário-geral do Itamaraty como "pirraça". Pra quem não sabe, Guimarães é o diplomata afastado pelo ex-chanceler Celso Lafer (que foi obrigado a tirar os sapatos num aeroporto americano e... aceitou se submeter à esta humilhação) do Ministério das Relações Exteriores por defender publicamente sua posição contrária à Alca.

Definitivamente, não podemos mesmo ter uma lufada de independência...

A matéria termina com a seguinte pérola filosófica: "Não é tempo favorável para amadores nem para ingênuos."

Talvez aí a revistelha tenha razão. É tempo de profissionais. Profissionais da Veja, pelo visto...

Hoje é terça-feira... Dia da maravilhosa seção...

PESSOAS QUE EU GOSTARIA DE ESPANCAR!!!
Número 3


Pouco
Daniella Cicarelli recusou R$ 1,5 milhão da "Playboy" para pousar nua. Quanto mais diz não - já é a segunda vez que ela recusa oficialmente uma proposta da revista -, mais caro fica o sim.

A questão fundamental é: como o tal mercado irá reagir à notícia? Será que o dólar vai subir, por conta do pessimismo dos investidores? Afinal, é uma frustração e tanto.

Nesse caso, será que o presidente do BC, Henrique Meirelles, ou mesmo o ministro da Fazenda, Antônio Palocci, irão chamá-la para reuniões a portas fechadas?

E a reação das respectivas patroas ministeriais, poderia vir a contrabalançar o efeito de um sim arrancado da moça, depois de exaustivas negociações?

Difícil prever. O tal mercado é manhoso e ora se comporta como um senhor vetusto, ora como um psicopata caprichoso. Uma coisa é certa: meia dúzia de telefonemas e as editorias de economia comprariam sem espanto a justificativa para mais uma oscilação cambial.

Seria cômico ver estampado nas manchetes "Daniela Cicarelli derruba bolsas". Mas daria a exata medida de como o assunto anda sendo tratado.


Hoje, na Tribuna.



Mercado estima queda lenta
para o risco Brasil em 2003!!!



Yo?





É disso que o povo não gosta!!!


Após ajuste na abertura,
dólar retoma trajetória de alta!!!


São Paulo - Seguindo as expectativas do início da manhã, depois de uma ajuste de abertura, quando operou em queda, o dólar voltou à trajetória de alta que mantém nos últimos dias. Os especialistas suspeitam que a tendência de queda do início do ano esgotou-se e falam que o novo teto para a moeda seria de R$ 3,45. Essa marca foi atingida às 11h04, quando a valorização era de 1,23%, e deve ser testada durante o resto do dia.

COMENTÁRIO DO DIA,
por NÉLSON NED.



Se o dólar pode retomar
a trajetória de alta, por que não eu?



GRANDES XINGAMENTOS DA TERRA MÉDIA


EU QUERO MAIS É QUE SE FRODO!!!

Ainda sobre "Inteligência Artificial"... Aquela tal "fadinha azul" no fundo do mar tem uma pinta de Iemanjá, né, não?

20.1.03

Free Cocadaboa!

Participe também! Copie e cole em seu blog!




Vou parar de comentar cinema por aqui...

Vocês são melhores do que eu...

Acredito não haja sentido pra eu ficar deitando falação... Isto é, falando merda...

VOCÊ SABIA, SEU BURRO?
Número 18

O que difere uma perereca de uma rã ou de um sapo? Eles pertencem à mesma ordem, a Anura, mas são de famílias distintas. Os animais de pele rugosa e seca são classificados como sapos e os de pele lisa e úmida, como rãs. Aqueles que têm discos digitais, como pererecas. No entanto, a divisão é estritamente popular. "A distinção foi trazida da Europa junto com os colonizadores, pois lá a variedade de anfíbios era bem menor, relata o professor Márcio Martins. "Do ponto de vista científico isso não tem validade, pois aqui as características entre as famílias se confundem."*

Pois é, e esse papo anfíbio tá mesmo muito confuso. De perereca mesmo eu só gosto daquela espécie conhecida como "boca-sem-dente" ou "carne mijada" e que são tão higiênicas que só tomam leite de canudinho...

Fonte: Revista dos Curiosos - Ano I - Número 9 - 2002

"Além da linha vermelha"? Não posso falar sobre ele. Não vi. Dormi profundamente.

E "Inteligência Artificial"?

Compactuo com as pessoas que dizem que, na verdade, são dois filmes. A primeira parte deve ser a do Kubrick. A outra é do Spielberg.

Entretanto, o filme não nega ser o Pinóquio redivivo. O cientista que criou "David" é Gepetto. O ursinho Teddy é o Grilo Falante. Aquele pessoal do "Mercado de Peles" lembra aqueles trapaceiros que "escravizam" o Pinóquio.

Agora como é sinistra aquela "Fada Azul" submersa!!! Nos meus tempos de menino, ela seria motivo suficiente para três noites sem dormir. No mínimo, ficar de luz acesa. Pé de patp, mangalô, três veis...

E lanço uma teoria do cinema. Talvez ela já exista, mas se não existir, aproveito a brecha: filme ruim é o que te leva as lágrimas. O filme bom não precisa apelar para emoções e musiquinhas rasteiras para te comover a este ponto.

Não sei se vocês sabem, mas Titio Odisseu Kapyn já foi crítico de cinema de um dos principais jornais do Rio de Janeiro. Logo, ele poderia nos ensinar a fazer um bom comentário sobre os filmes que assistimos.

Por exemplo: o que eu poderia falar sobre "Amores brutos", Odisseu?

Poderia começar com "um filme cru, sem concessões"? Meio batido, é verdade, mas não foge muito do que foi visto.

E em relação ao elenco? Apesar do meu limitado alcance cinematográfico, ousaria dizer que poucas vezes um diretor acertou tanto na escalação de um elenco. Destaques para Emilio Echeverría, o Barbudão esquisito e para o jovem que faz o papel de Octavio, cujo nome esqueci e estou com preguiça de ligar o DVD pra confirmar.

E o roteiro? Sensacional, muito bem armado, centrado no acidente que envolve todos os núcleos do filme. Não é um roteirinho "Sid Field" (apesar de que para quem está começando, é muito importante). É um roteiro de "gente grande"...

"Amores brutos" me fez ver a Cidade do México com outros olhos também. A casa de Octavio se parece com qualquer casa do subúrbio da Penha, onde moro. O que pode nos mostrar que estamos mais próximos do que imaginamos. Não vi tantos engarrafamentos e nem uma cidade refém da poluição, que existe, claro, mas a Cidade do México não é só isso. Pensei que fosse presenciar só o caos, da mesma forma como os mexicanos podem esperar ver um filme brasileiro só com violência ou com escolas de samba.

"Amores perros" é um grande filme.

Que viva Mexico!!!

18.1.03

Comentários sobre "Amnésia" (ou "Memento"):

1) Como estrutura de roteiro, é excelente. (No DVD você pode ver o filme na seqüência digamos "careta", em ordem cronológica. Acho que não há quem resista à curiosidade. Mas aviso logo: ele perde muito...)

2) Os motivos de Leonard são meio frouxos, confusos. Esperava mais do final do filme.

Mas gostei.

Hoje, Vela, é dia de "Amores Brutos"...


Comentários sobre "Alta Fidelidade":

1) É engraçadinho. Nada do outro mundo. Mas gostei.

2) Confirmo o que eu já desconfiava: John Cusack é muito bom.

3) Será que existem mesmo caras tão complicados quanto o Rob?

4) Uma dessas sextas da vida, assistia eu ao seriado "Os normais" (argh!!!). Nele, Rui dava dicas e macetes sobre como se gravar um boa fita. Como são descarados os roteiristas deste programa, né? Idéia totalmente chupada do filme!!! Grandes caras-de-pau!!! Exatamente o que Rob faz numa determinada seqüência do filme!!! E olha que eles são reincidentes, vide as piadinhas do iogurte do Seinfeld... Assim é mole, meu amigo, assim é mole!!! E eu queimando a mufa...

Ah, antes que eu me esqueça...

4 LIVROS DETONADOS ESTE ANO:

1 - Eu não sou cachorro, não (Paulo Cesar Araújo - de 1 a 6 de janeiro)

2 - Histórias da meia-noite (Machado de Assis - 7 a 9 de janeiro)

3 - Os ratos (Dyonelio Machado - 9 a 15 de janeiro)

4 - A vida real (Fernando Sabino - de 15 a 17 de janeiro)

Estou anotando cada sugestão de filme que vocês estão dando.

Só quero ver, hein...

17.1.03

Aluguei 5 (!!!) DVDs.

1 - "Amores brutos"

2 - "Alta fidelidade"

3 - "Amnésia"

4 - "Inteligência artificial"

5 - "Além da linha vermelha".

Este será o meu feriadão.

GRANDES ATORES
MORTOS-VIVOS DA HUMANIDADE




EDUARDO CONDE DRÁCULA

"Os ombros de uma mulher são a linha de frente do seu encanto."
John Milton
Personagem de Al Pacino em "O advogado do diabo"

MULHERES QUE EU GOSTARIA DE PASSAR NA CARA
Número 12


BÁRBARA BORGES

Segue a lista de todos os livros publicados até agora na série do Caronte:

Em negrito, os que eu já tracei...

1) "Dom Quixote" , de Cervantes.
2) "O amor nos tempos do cólera", de Gabriel García Márquez.
3) "Grande sertão: veredas", de Guimarães Rosa.
4) "As mil e uma noites"
5) "Levantado do chão", de José Saramago.
6) "Ana Karenina", de Liev Tolstoi.
7) "De profundis", de Oscar Wilde.
8) "O Príncipe", de Maquiavel.
9) "Alice no país dos maravilhas", de Lewis Carroll.
10) "Memorial de Aires", de Machado de Assis.
11) "Shikasta", de Doris Lessing.
12) "Os sofrimentos do jovem Werther", de Goethe.
13) "História do cerco de Lisboa", de José Saramago.
14) "A menina sem estrela", de Nelson Rodrigues.
15) "Se um viajante numa noite de inverno", de Italo Calvino.
16) "O Cristo recrucificado", de Nikos Kazantzakis.
17) "A filosofia perene", de Aldous Huxley.
18) "O livro do desassossego", de Fernando Pessoa.
19) "A revolução dos bichos", de George Orwell.
20) "O jogo de amarelinha", de Julio Cortazar.
21) "O mundo assombrado pelos demônios", de Carl Sagan.
22) "Suave é a noite", Scott Fitzgerald.
23) "Sidarta", de Herman Hesse.
24) "O tambor", de Gunter Grass.
25) "Memorial do Convento", de José Saramago.
26) "Em que crêem os que não crêem", de Umberto Eco.
27) "1984", de George Orwell.
28) "O apanhador no campo de centeio", J.D. Salinger.
29) "A peste", de Albert Camus.
30) "Crime e castigo", de Dostoievski.
31) "A divina comédia", Dante Alighieri.
32) "A casa dos espíritos", Isabel Allende.
33) "Odisséia", Homero.
34) "Os sertões", de Euclides da Cunha.
35) "Memórias sentimentais de João Miramar", de Oswald de Andrade.
36) "Lavoura arcaica", de Raduan Nassar.
37) "Quase memória", de Carlos Heitor Cony.
38) "Os bichos", de Miguel Torga.
39) "O crime do padre Amaro", de Eça de Queirós.
40) "Canaã", de Graça Aranha.
41) "A hora da estrela", de Clarice Lispector.
42) "A paixão segundo G.H.", de Clarice Lispector.
43) "Memórias do cárcere", de Graciliano Ramos.
44) "Doutor Fausto", Thomas Mann.
45) "Ulisses", de James Joyce.
46) "A república", de Platão.
47) "Viagens de Gulliver", de Jonathan Swift.
48) "Panamérica", de José Agripino de Paula.
49) "Guerra e paz", Liev Tolstoi.
50) "Mahabharata".
51) "Avalovara", de Osman Lins.
52) "A assustadora história da maldade", de Oliver Thomson.
53) "Drácula", de Bram Stroker.
54) "Moby Dick", de Herman Melville.
55) "Paraíso destruído", Frei De Las Casas.
56) "O deserto dos tártaros", de Dino Buzzatti.
57) "A Ilíada", de Homero.
58) "Frankstein", de Mary Shelley.
59) "Robinson Crusoe", de Daniel Defoe.
60) "Os bruzundangas", de Lima Barreto.
61) "O livro dos seres imaginários", de Jorge Luis Borges.
62) "A ditadura envergonhada", de Elio Gaspari.
63) "A ditadura escancarada", de Elio Gaspari.
64) "As mais famosas lendas, mitos e mentiras da história do mundo", de Richard Shekman.
65) "Um assassinato, um mistério e um casamento", de Mark Twain.
66) "A morte de Artêmio Cruz", de Carlos Fuentes.
67) "Admirável mundo novo", de Aldous Huxley.
68) "O físico", de Noah Gordon.
69) "Os miseráveis", de Víctor Hugo.
70) "Tao te king", Lao Tsé

100 LIVROS QUE EU NÃO POSSO DEIXAR DE LER ANTES DE PAGAR O ÓBOLO PARA CARONTE
Capítulo 70


TAO TE KING
Lao Tse


Lao Tse escreveu apenas um tratado extremamente conciso, o Tao Te King; os demais textos taoistas sao ou comentarios deste livro fundamental ou redacoes mais ou menos tardias de alguns ensinamentos complementares que, de inicio foram puramente orais.

VOCÊ SABIA, SEU BURRO?
Número 17

Bom, todos sabem quais são os sete pecados capitais, certo?

São eles: gula, inveja, orgulho, luxúria, preguiça, raiva e ganância.

Até aí, tudo bem.

Mas alguém aí sabe quais são as sete virtudes capitais?

Pois é, elas existem e são: a sabedoria, a coragem, a temperança e a justiça, segundo Platão. A Igreja acrescentou mais três: fé, esperança e caridade.

Éééééé, cumpade... Assistindo ao DVD do "Advogado do Diabo" e aprendendo...

Eu trabalho perto da Praça General Osório. Aliás, muito perto. Este ponto não fica muito distante da Praia do Arpoador.

Arpoador...

Eu acho esse nome bonito pra caramba...

Comentários about "Devil's Advocate"... Pára, pára, pára, Persegonha... Comentários sobre "O advogado do diabo"...

Bom, antes de começar, devo dizer que não me sinto muito à vontade (ainda) em comentar cinema. Passei muito tempo longe da sétima arte e estou meio destreinado.

Posto isso, alguns comentários inofensivos e inócuos sobre o filme:

1) O primeiro comentário é o óbvio: AL PACINO RULEZ!!! Vá ser ator assim na casa do caralho!!! Fiquei até com vontade de ir pro inferno só pra ver se o Capiroto é assim mesmo...

2) Keanu Reeves não compromete...

3) A mulherzinha do Lomax, hein? Piteuzinho... Mignonzinha... É do jeito que o diabo gosta... Ops...

4) Esperava mais do roteiro. Mais implicações e discussões teológicas. Mas devo reconhecer que já seria esperar muito de um filme feito para americano entender.

5) Final espetaculoso. Efeitos especiais em demasia. Não vi nada demais naquele discurso do "Capa Verde", fora aquela frase: "Quem, em sã consciência, pode negar que o século XX foi todo meu?"

6) O diabo "queimando arquivo" é risível. Se o Coxo sabe tudo de antemão por que ele deixou o diretor do colégio do Ferris Bueller nascer? Ou, como diria o Vinícius em Cotidiano nº 2: "se foi pra desfazer, por que é que fez?" Só que o Poetinha se dirige à outra ponta, ou seja, Jeová.

Bom, é isso. Achei o filme nota 6.

Na hora do almoço vou pegar quatro filmes e vou perguntar pra vocês. A propósito: como vocês gostam de cinema, hein?

16.1.03

Alguns comentários sobre "Os ratos", do Dyonelio Machado:

Admiro tua coragem Persegonha. "Os Ratos" é sem dúvida o pior livro que eu já li em toda minha vida, incluído "O alquimista", do Paulo Coelho.

Eduardo Santana

* * *


"Os ratos" é um livro bem entediante, mas o que está por trás da história até que presta...

Ju

* * *


Tsc... tsc... pra eu ler tanto livro assim só se a televisão e o computador explodirem, daí dá até pra encarar uns livros ruinzinhos como "Os Ratos" e "Histórias da Meia-Noite"... por via das dúvidas é mais negócio ler revistinha do Tio Patinhas que pelo menos ensina a gente a poupar dinheiro pra quando crescer virar um velho mandão e avarento... um dia eu chego lá!

Ziguirayou

Well, well, well... Em relação ao Ziguirayou diz em relação a "Histórias da Meia-Noite" do Velho Macha (fazer sempre o sinal-da-cruz em sinal de respeito), devo admitir que, depois que você lê "Dom Casmurro" e "Memórias Póstumas", da sua grande fase, os contos da fase romântica perdem o seu brilho, apesar de não serem ruins de modo algum.

Quanto ao livro do Dyonelio, eu não conhecia. Confesso que, pelo título, esperava coisa melhor. Mas é um bom exemplo de como se pega uma história banal e podemos transformá-la num romance. Não desgostei do livro. Algumas obras têm duas capacidades importantes pra mim:

1) Me fazer voltar no tempo. Sou um "septuagenário nato". Adoro histórias que se passam no Rio Antigo, na São Paulo dos anos 20/30/40 e por aí vai. E "Os ratos" fez isso comigo.

2) Me fazer torcer pelo protagonista. Coisa que há muito tempo eu não conseguia. Estava lendo romances tão crus (e isso não é um pejorativo) onde o protagonista não tinha direito sequer a um finalzinho feliz que fosse. Uma migalha de alegria. Uma nesga de luz. Torci para Nazazieno conseguir o seu intento. O tempo todo esperava um final seco, desesperançado e triste. Achava mesmo que o autor não tinha escolha. Mas vi que... Bom, vi uma ova... Quem quiser que leia o livro que eu não vou contar o final...

Já li livros muito ruins. Mas muito mesmo. Coisas de deixar até mesmo "O alquimista" no chinelo. E "Os ratos", apesar de não estar na lista daqueles que um dia vou querer reler, não me causou nenhum asco ou aversão.

Acho que é isso...

Hoje vou assistir "O Advogado do Diabo", com Al Pacino e o perobão do Keanu Reeves.

É bom?

A questão das ferrovias gerou um bom debate que não merece ficar confinado ao espaço dos comentários.

Portanto, seguem as opiniões. Primeiro a do Gato Mestre:

Ferrovias: tem três pequenos problemas:

1) TÉCNICO: No Brasil existe um problema grave de diferença de bitolas (largura dos trilhos) entre regiões do Brasil (temos 3 diferentes). Interligar o Brasil do zero, ignorando as malhas preexistentes, é passar um atestado de desperdício de grana. Além do que cada "grupo" vai querer defender a "tecnologia" de suas bitolas.

2) FINANCEIRO: Ferrovia é M-U-I-T-O cara. Por isso qdo se faz uma aqui no Brasil, é com a finalidade de escoamento produtivo. Criada p/ puro turismo e transporte, o tempo p/ recuperação do investimento fica mais longo.

3) POLÍTICO: Daí, fica com o Estado o "fardo" de custear isso. Vc acha mesmo que alguém vai dar uma canetada em algo que vai sangrar o cofre público, que ele não vai ver o retorno/benefício na gestão dele, e que vai servir de desculpa p/ adversários dizerem que ele colocou o Estado na bancarrota? Rá.

Vai por mim. Nem daqui a 3 gerações isso sai do papel
.

E agora a do Feliciano Maduro:

Exijo um direito de resposta bastardo, afinal, não sou o persegonha, mas posso defender essa posição:

1) TÉCNICO: Se o problema é padronização, então só falta padronizar. Aposto que Jango teria uma resposta desse nível. Agora, sério, o que mais falta no brasil é padronização. O negócio é utilizar o modelo mais vantajoso e tocar-lhe o pau. É como tantas outras disputas de padrão, porém essa é uma daquelas em se cria uma agência e decide-se. Acredite, transformar a malha ferroviária APÓS se adotar um padrão não seria dificil. Em toda categoria em que há uma agencia reguladora, quando se fala em mudanças, a maioria chora, mas acabam adotando. Pergunte aos bancos, empresas de contabilidade, ongs, pequenas empresas, grandes empresas, etc...

2) FINANCEIRO: Nããããão mesmo! Uma ferrovia pode ser utilizada por séculos, literalmente, com pouquíssima manutenção. Completamente oposto a uma rodovia, é um investimento inteligente, um grande aporte de infra-estrutura para um país. Não custa tão caro assim, principalmente porque o custo é inversamente proporcional à utilização. Uma grande malha ferroviária poderia absorver praticamente todo o transporte de longa distância, quase que automaticamente, pois o custo/km é infinitamente menor. Por outro lado, não haveria uma "quebra" das empresas de transporte e da categoria de traportadoras rodoviárias em geral (isso inclui aquele tio caminhoneiro). Esse setor sofreria uma grande mudança cultural, ficando a cargo do transporte inter-municipal, intra-municipal e expresso. Além de produção e turismo mais baratos, há também outras vantagens: poderão ser criadas speedways, rodovias onde circulam somente veículos de passeio, sem tráfego lento. A manutenção dessas rodovias é bem menor do que a de uma rodovia comum, mista. As rodovias mistas absorveriam muito menos tráfego e sobraria mais dinheiro para sua manutenção. Haveria diminuição de impostos e de custo de produção em geral.

3) POLITICO: Okay. Concordo plenamente. Seria uma utopia imaginar nossos PMDBs, PFLs, PLs, PSDBs e mesmo PTs com a visão e força política necessária para alavancar tão amplo projeto. É uma pena realmente...



Uma homenagem (quer dizer, eu acho que foi uma homenagem) de Gravataí Merengue a este modesto blog...

Tá lá no Caneta Bic...

Helio Fernandes, hoje, na Tribuna:

* É evidente que não podemos continuar nesse desequilíbrio do câmbio, 170 milhões de brasileiros esperando diariamente o comportamento do "mercado". De acordo com o que é afixado nessas casas lotéricas da moeda, sabemos ou saberemos se "vamos viver mais caro ou mais barato".

* Nenhum país pode ser orientado, dominado e dirigido pela loteria do câmbio, controlado por forças da jogatina e não da produção. O Deus do Mundo é a produção, é esta que cria empregos, aumenta salários, acelera o indispensável consumo interno, permite o crescimento da indústria, comércio, serviços, o recolhimento de impostos.

* Se o progresso do mundo dependesse da moeda, assistiríamos diariamente à elevação delas, uma corrida sem fim para ver quem teria a moeda mais alta, mais cara, mais supervalorizada.


15.1.03

Tanta coisa pra fazer neste país... Trabalho para mais de 50 anos...

Precisamos gerar empregos, mas a nossa urbanidade praticamente não nos permite pensá-los direito fora da indústria e do comércio. O que não está errado, mas não é totalmente certo.

Vejamos: recentemente em sua coluna, Helio Fernandes provou por A + B que podem ser gerados cerca de 5 milhões de empregos no ramo do turismo. Um país de dimensões continentais, o quinto maior do mundo seria tranqüilamente capaz de trabalhar nisso. Só que, como diz Ziraldo, não existe um outdoor sequer no exterior promovendo o Brasil. O que é um absurdo se pensarmos que a Colômbia faz uma propaganda ostensiva do seu principal produto lá fora, que é o café. O turismo poderia ser o nosso maior produto. Teríamos turistas, dinheiro, trabalho. Pularíamos de 300 mil para 5 milhões de pessoas que viveriam exclusivamente do turismo.

Para isso, é claro, a palavrinha mágica: INFRA-ESTRUTURA. E propaganda, que nossos antepassados nos mostraram que é a alma do negócio.

Mas não é só isso!!!

Temos muito mais o que pensar!!! Por exemplo: por que não investir maciçamente na construção de ferrovias? Não só ferrovias para escoar produção agrícola. Mas para realizarmos viagens mesmo, como na Europa. Os trens, além de serem um seguro meio de transporte, também são mais baratos. Integrar o país através das estradas de ferro. Seria uma boa idéia.

E também temos a reforma agrária. Antigamente (e até um pouquinho hoje em dia), a simples menção da reforma agrária fazia com que todos pensassem que você fosse um perigoso baderneiro comunista. Hoje em dia, isso mudou, apesar de algumas infelizes invasões do MST.

A reforma de que falo, porém, não é aquela simplesmente onde você coloca o sujeito num pedaço de terra e diz: "Aí, choque, agora é contigo mermo... Se vira." Não, assim não funciona. O que deve ser feito é dar o naco de terra pro sujeito e, paralelamente, construir escolas, hospitais, postos de saúde, financiar a compra de maquinaria. Algumas terras ficariam próximas às ferrovias. Os loteamentos precisam se transformar em "cidades", o que ajudaria a fixar essas pessoas em suas terras, junto com a sua família, não arriscando aventuras nos grandes centros, já inchados e incapazes de absorver mais mão-de-obra barata (o que fatalmente acabam se tornando). Esses assentamentos poderiam também absorver mão-de-obra qualificada. Médicos, engenheiros, micro-empresários, dinamizando economicamente a região.

O Governo deveria criar, sim, uma secretaria para ferrovias, outra para hidrovias, enfim, investir mais no óbvio... Acredito que poderíamos gerar, com estes investimentos, mais uns 5 milhões de empregos. Somando-se aos 5 milhões do turismo, teríamos 10 milhões. Não é mágica. É planejamento.

É isso aí. Votem em mim em 2014...

GRANDES INVENÇÕES DA HUMANIDADE
Número 26

Livro


Não poderia deixar esta série passar sem citar aquela que eu considero a "invenção das invenções": o livro!!! O que seria de mim sem a literatura? Um ser amargo, vazio, sem o amparo das letras...

Antes que eu me esqueça: viado é o caralho!!!

Eu deveria agradecer diuturnamente aos chineses que, há muuuuiiitoooos anos atrás imprimiam os seus tratados de magia e os materiais escolares, dando origem aos livros!!!

Valeu, japaiada!!!

Vontade de mandar alguém tomar no cu hoje...

3 LIVROS DETONADOS ESTE ANO:
1 - Eu não sou cachorro, não (Paulo Cesar Araújo - de 1 a 6 de janeiro)

2 - Histórias da meia-noite (Machado de Assis - 7 a 9 de janeiro)

3 - Os ratos (Dyonelio Machado - 9 a 15 de janeiro)

14.1.03

Pois é, agora eu estou assistindo filmes no meu DVDzinho. Como todos sabem (umas cinco ou seis pessoas na verdade), comprei este brinquedinho novo e ganhei de brinde, totalmente di grátis e sem nenhum custo adicional três filmecos:

1 - O planeta dos macacos

2 - X-men

3 - Homens de honra

Todos os três eu achei uma merda. "Homens de honra" é um pouquinho melhor. Um pouquinho, eu disse. Mas resolvi seguir o exemplo do ex-governador do Rio, Anthony Mentirosinho, e desinfetei o DVD com "A doce vida", de Federico Fellini (é, eu sou um cara cabeça...). E lá, eu redescobri ela... Sim... Me apaixonei profundamente por...


ANITA EKBERG!!!
ANITA EKBERG!!!
ANITA EKBERG!!!
ANITA EKBERG!!!
ANITA EKBERG!!!
ANITA EKBERG!!!
ANITA EKBERG!!!
ANITA EKBERG!!!
ANITA EKBERG!!!
ANITA EKBERG!!!
ANITA EKBERG!!!


Aliás, assistindo "A doce vida" pesquei um nome para você, leitorzinho querido, que está pensando em fundar um blog mas não sabe como batizá-lo. Então se você aceita uma sugestão, dê ao seu diário da rede o nome de "Oráculo Alcoólico". Eu achei bacana...

Mudei o texto sobre o Lafond no PROCOTÓ...

Modéstia à parte, acho que ficou bem melhor...

PESSOAS QUE EU GOSTARIA DE ESPANCAR
Número 2


MILENA CIRIBELLI


Motivo: Piadinhas sem graça no Globo Esporte. Cantar musiquinhas escrotas no Globo Esporte. Azucrinar a paciência no Globo Esporte. Achar que aquelas papagaiadas todas são divertidas no Globo Esporte. Isso é coisa de quem não tem noção do ridículo...

UPDATED: Quando eu colocar alguma mulher nessa seção, o "espancamento" não significa "chegar às vias de fato" ou "bater até tirar sangue". É apenas um linchamento moral, um esbofeteamento virtual, um tapa moral... Afinal, já disse aqui e repito: numa flor não se bate nem com uma mulher... Ou quase isso...

A partir de agora vou disponibilizar algumas canções que me fazem jorrar lágrimas pelo terceiro olho... São canções bizarras, escrotas e que farão vocês arrancarem os cabelos. E a primeira é esta aqui...

Peço desculpas aos meus diletos leitores pelos poucos posts. O acúmulo de trabalho e uma forte gripe do Rafael (que teve febre praticamente o fim de semana inteiro, junto com muita dor de cabeça), fizeram com que eu me afastasse um pouco do meu querido diário. Acredito que a partir de hoje ou no mais tardar amanhã, tudo voltará ao seu estado normal...

Contra-ataque rápido
O ministro dos Transportes, Anderson Adauto, merece um crédito de confiança. O ministro começou sua gestão cancelando 110 licitações suspeitas, herdadas do governo anterior. Nunca foi segredo para ninguém que o Ministério dos Transportes era um feudo tocado por figuras do calibre de Newton Cardoso, Eliseu Padilha e outros. Segredo mesmo é como conseguiram se manter incólumes apesar de toda a notoriedade.

Mal canceladas as licitações, no dia seguinte o ministro era alvo de denúncias. Estaria envolvido no desvio de verbas da prefeitura de Iturama, no Triângulo Mineiro, em 1996.

O deputado petista José Genoíno e o vice-presidente José Alencar correram em seu socorro, declarando que nada foi provado contra o ministro, no processo aberto pelo Ministério Público para apurar a denúncia.

Pelo tamanho dos interesses contrariados pelo cancelamento das licitações, o deputado e o vice-presidente têm lá sua razão.


Na Tribuna da Imprensa.

"Se por cem vezes seguidas ficar provado que você tem razão, não haverá prova capaz de convencê-lo de estar equivocado no centésimo primeiro caso. Você ficará seduzido por sua própria infalibilidade aparente. Lembre-se de que todas as experiências científicas são realizadas por seres humanos e os resultados estão sujeitos à interpretação humana. A mente humana é um gerador de ilusões, não uma janela aberta para a verdade. Todo mundo vai gerar ilusões que combinem com seus próprios pontos de vista, inclusive os céticos. É assim que funciona o cérebro normal e saudável. Os céticos não estão imunes à auto-ilusão.

(...)

A abordagem científica também faz as pessoas pensarem e agirem em grupos. (...) Elas formam sociedades de céticos e criam publicações céticas. Elas respiram os vapores umas das outras e demonizam aqueles que não compartilham seus métodos científicos.Como as convicções dos céticos entrma em choque com a maioria do mundo, eles se tornam emocional e intelectualmente isolados. Esse tipo de ambiente é a receita certa para o pensamento e comportamento sectários. Os céticos não estão isentos das funções cerebrais do ser humano normal. Transformar-se naquilo que você combate é uma tendência humana. Os céticos atacam os pensadores irracionais e, no processo, tornam-se irracionais."
Partículas de Deus
Scott Adams

O preconceito racial assola até o maravilhoso mundo dos clichês cinematográficos. Por que, nas longas listas de coisas batidas da sétima arte, não há nem uma mísera citação do "negão-gente-boa-que-morre-no-final"?

13.1.03

Atendendo a pedidos, o PROCOTÓ faz um pequeno obituário de Maurice Gibb, dos Bee Gees.

11.1.03

Duas notas fúnebres novas no PROCOTÓ...

10.1.03

2 LIVROS DETONADOS ESTE ANO:
1 - Eu não sou cachorro, não (Paulo Cesar Araújo - de 1 a 6 de janeiro)

2 - Histórias da meia-noite (Machado de Assis - 7 a 9 de janeiro)

9.1.03

HISTÓRIAS DA MINHA INFÂNCIA

Quando eu era criança e morava em Brasília, tive um estalo: meus pais não eram terráqueos. Eu desconfiava que se eu puxasse a pele da minha mãe, colocaria à mostra suas escamas que comprovariam que ela era uma extraterrestre. Meu pai também não escapava dessa suspeita.

Com o tempo pude reparar que meus pais eram normais. Só ficava um pouco preocupado com as distrações de papai, principalmente quando ele pilotava a nave espacial com a qual me levou para conhecer o estranho planeta Glonk.

100 LIVROS QUE EU NÃO POSSO DEIXAR DE LER ANTES DE PAGAR O ÓBOLO PARA CARONTE
Capítulo 69


OS MISERÁVEIS
Victor Hugo


Um panorama completo e irretocável de Paris e da França em meados do século XIX, a obra é um patrimônio cultural da humanidade, narrada numa linguagem que significa "a Revolução Francesa na literatura" (segundo Sérgio Paulo Rouanet). O fio condutor é o personagem de Jean Valjean. Por ter roubado um pão para alimentar a família, ele é preso e passa 19 anos na prisão. Solto e tomado de ódio por causa da rejeição social que experimenta, é acolhido por uma noite por um bispo. O encontro transforma radicalmente sua vida e, após mudar de nome, Valjean prospera como negociante de vidrilhos, até que nova reviravolta o reconduz à prisão.

Caralho!!! Saiu a "Marvada Carne" em DVD!!!



Esse é crássico!!!

E tá mais barato aqui!!!

Recado de MrManson:

Não se desesperem caso o Cocadaboa fique fora do ar durante um ou dois dias!

Já aviso com antecedência, pois isso é normal quando é feita uma mudança de servidor. No próximo dia 15/01 (talvez até antes) estréia o COCADABOA 2003, com muito mais merda e ventiladores com três vezes mais potência.


E meu amigo Fefa, um incansável colaborador deste blog, me deu di grátis, sem nenhum custo adicional e o que é melhor, sem nenhum ânus, quer dizer, ônus, uma idéia para uma nova série do LEITE DE PATO:

PESSOAS QUE EU GOSTARIA DE ESPANCAR!!!


E pra começar...


KLB


O que, na realidade, representa TRÊS ESPANCAMENTOS!!!

E se você tiver alguma sugestão, pode mandar que eu publico. Desde que eu compactue com ela!!!

Mas manda por e-mail, que tá ali, na coluna à esquerda!!!

Assisti "X-Men", em DVD. Na falta do fazer, tá até valendo. Mas só na falta do que fazer!!!

Ok, ok... Gente que esteve por aqui:

Paciência tem limite.

Babacas Revolution.

Creep.

Pathife.

!Brazix Muamba!

E last, but not least...

Abobra, onde eu achei isso:



E mais o tema de abertura do Spectreman!!!

Isso já vale uma inserção nos Blogs Camaradas!!!

8.1.03

O Rio era assim... Ficou assim...



Praça XV.
A escadinha não é do Metrô. É do Mergulhão.

Belo é condenado

O pagodeiro Belo foi condenado pelos seus contatos com traficantes. Agora, a polícia está à procura do Papa, que deverá depor para explicar suas ligações com Jesus Cristo, famoso maconheiro conhecido principalmente por fornecer a droga aos doze apóstolos.

100 LIVROS QUE EU NÃO POSSO DEIXAR DE LER ANTES DE PAGAR O ÓBOLO PARA CARONTE
Capítulo 68


Noah Gordon


Inglaterra, século XI. Numa era que primou pelo obscurantismo e brutalidade nos usos e costumes, um jovem, órfão de pai e mãe, dotado de um dom quase místico de curar, luta por um ideal: sobreviver e aprimorar seus conhecimentos a qualquer preço. Ambicioso, ele parte das ruas miseráveis de Londres para o esplendor e a sensual efervescência da Pérsia, onde começam a surgir as primeiras descobertas da Medicina. "O Físico" é um curioso e divertido painel dos primórdios dessa ciência fascinante. É também a história de um homem para quem o saber e o bem-estar da humanidade vêm em primeiro lugar.

100 LIVROS QUE EU NÃO POSSO DEIXAR DE LER ANTES DE PAGAR O ÓBOLO PARA CARONTE
Capítulo 67



ADMIRÁVEL MUNDO NOVO
Aldous Huxley


Escrito em 1932, Admirável Mundo Novo é uma antevisão de um futuro no qual o domínio quase integral das técnicas e do saber científico produz uma sociedade totalitária e desumanizada. Esta ficção científica surpreende até hoje leitores de todo o mundo, fascinados pela clareza do texto, a lucidez do autor e o caráter atual das questões levantadas. Huxley, com efeito, nada inventou. Tudo que fez foi perceber a unidade subjacente às idéias dominantes do seu tempo que geraram nosso modo de existir atual.

PREVISÃO DO TEMPO DO LEITE DE PATO




Uma frente fria vinda do sul está provocando
várias manchas brancas neste mapa...

GRANDES INVENÇÕES DA HUMANIDADE
Número 25

Lentes de contato


Durante um curto período da minha vida, usei lentes de contato. Mas como sou muito preguiçoso, deixei-as de lado. Perdia um tempo infindável tentando colocá-las e às vezes ficava tão puto que desistia. Mas não me desfiz completamente de seu uso: quando viajo, lanço mão das lentes, principalmente para ir à praia (mesmo que isso seja contra-indicado pelos oftalmologistas). Afinal, que graça tem ir à praia ou a qualquer outro lugar com paisagens e vistas maravilhosas se eu, com cinco graus de miopia e sem óculos, não poderei vê-las?

Por isso, agradeço ao pesquisador suíço Adolphe Eugène Fick, que criou as lentes de contato cujo objetivo era a correção visual. Sim, porque um ano antes elas não foram utilizadas com este propósito. August Muller, por exemplo, foram feitas para umedecer as córneas de um paciente de tivera as pálpebras retiradas numa cirurgia.

Depois do almoço, parei em frente à uma banca de jornal a fim de comprar um DVD. Mas fiquei em dúvida. Não sabia se comprava "A doce vida" ou "Louco por bunda"...

7.1.03

E já que cinema parece ter sido a ordem do dia...

GRANDES FILMES DE MONSTROS DO ESPORTE


PING PONG

E já que eu falei em "Planeta dos Macacos", segue a última cena da primeira versão, já decupada, plano a plano, tal como foi para a telona...

409 EXT. PALISADE AND BEACH - LONG HIGH ANGLE SHOT - DAY

Taylor and Nova are already far downstream. There is a striking change in the terrain. The area is still desolate,but some vegetation can be seen on the palisade above the narrow beach, and the river has widened to form a vast tidal basin where it meets the sea.

A NOTE ON PRODUCTION: If feasible at new location site, this scene should be shot at high tide, so that the water laps at the base of the cliffs, making a passage difficult and risky.

410 CLOSER ANGLE - PANNING WITH TAYLOR AND NOVA ON HORSEBACK

He is alert, sniffing the salt air, sizing up the situation. Hearing the CRIES of birds, he reins in and looks' up.

411 SKY SHOT - CIRCLING BIRDS

Sea gulls are soaring overhead.

412 TWO SHOT - TAYLOR AND NOVA ON HORSEBACK

His expression is expectant, searching. Nova emits a whimper of anticipation, pointing off.

413 LONG SHOT - WHAT THEY SEE:

A verdant forest atop a distant palisade. Their view of the beach below the forest, is cut off by a rocky promontory in the middle distance.

414 CLOSE SHOT - NOVA AND TAYLOR

He smiles at her hopefully.

TAYLOR - Yes, Nova -- I see it. (looks again at forest) In my old profession green meant safe. Green meant go.

The horse moves off at a trot, CAMERA PANNING. But they have gone only a short distance when they hear the distant THUNDER of an EXPLOSION. Taylor reins in and looks back.

415 VERY LONG SHOT - A CLOUD OF SMOKE

A column of smoke and dust rises from the exploded cave far upstream.

416 BACK TO TAYLOR AND NOVA

Frowning with concern, Taylor gazes for a moment at the smoke, then decides this is no time to linger. He digs his heels into the horse's flanks and they move off at a canter, riding toward the promontory that splits the beach. They are nearing the promontory that blocks their view of the beach beyond.

417- OUT
418

419 CLOSER ANGLE - TRACKING WITH TAYLOR AND NOVA.

As they round the promontory, the tip of a strange rock formation comes into view. it appears to be jutting from the sea.

420 REACTION SHOT - TAYLOR

He reins in momentarily, baffled by what he sees. Then he rides on.

421 THE STRANGE FORMATION - AS SEEN BY TAYLOR

An immense column juts from the beach at a thirty-degree angle. We can now see that it is not rock, but metal. Green metallic tints show through its gray salt-stained surface. As we draw closer, the object takes on the appearance of a massive arm, its top shaped like a hand holding a torch.

422 REVERSE ANGLE - FAVORING TAYLOR

Frowning with consternation. His horse proceeds at a slow walk.

423 TRACKING WITH TAYLOR - WHAT HE SEES:

Near the base of the column, where the shore and water meet, are a row of metal spikes. From this angle they look like tank traps.

A-423 CLOSER - TAYLOR

Dumbfounded, he slides from his saddle, approaches the spikes. Nova dismounts and follows him.

TAYLOR - (a cry of agony) My God!

He falls to his knees, buries his head in his hands. CAMERA SLOWLY DRAWS BACK AND UP to a HIGH ANGLE SHOT disclosing what Taylor has found. Half-buried in the sand and washed by the waves is the Statue of Liberty.

424- OUT

FADE OUT

THE END


COMENTANDO OS COMENTÁRIOS

Que tipo de filme tu curte?

BrazCubas


Sou mais de literatura que de filmes. Mas assisti ao Planeta dos Macacos porque veio de brinde junto com o DVD. Aliás, vieram três filmes: o já citado aí em cima, "X Men" e "Homens de Honra". Que não assisti ainda.

Vou pouco ao cinema, apesar de ter uns quatro perto de casa. Quanto aos filmes, acredito que só existem dois tipos: o bom e o ruim.

Eu curto filmes bons... E definitivamente, "O Planeta dos Macacos" não se enquadra nessa categoria.

Mas posso citar alguns bons filmes que assisti (não nos últimos tempos, mas durante a minha parca existência):

1 - Minha adorável lavanderia

2 - A outra história americana (apesar do final meio moralista)

3 - Amarcord (a cena da competição de punheta é sensacional)

4 - Guerra nas estrelas (o primeiro filme não-Trapalhões que eu vi no cinema)

5 - Laranja mecânica

6 - A última tentação de Cristo (cenas cruéis de crucificação)

7 - Taxi driver

8 - O sentido da vida (Monthy Python)

9 - O cálice sagrado (idem)

10 - A vida de Bryan (ibidem)

11 - O poderoso chefão (será que eu preciso citar a seqüência final?)

12 - Os intocáveis

13 - O nome da rosa

14 - Cova rasa

15 - Fargo

16 - ET

17 - Gandhi

18 - Os caçadores da arca perdida

19 - Pulp fiction

20 - O império contra-ataca

Não tenho uma bagagem cinematográfica muito grande... Como já disse, prefiro os livros. Mas o DVD vai me ajudar a reparar esta falta...


Axila News no Pelotão de Elite.

E estou publicando alguns comentários que o pessoal fez sobre o post do "Planeta dos Macacos".

O que marca este filme são duas cenas: cruzar um rio com uma gorila nas costas e dispensar a loira para beijar a macaca. Impressionante!!!

Gerson


* * *


Com certeza poderia ter sido um filme muito melhor. Não sei por que o Tim Burton foi apelar até para cenas bestinhas e típicas de Hollywood, como aquela em que o herói sai correndo de um exército e não é atingido nem de raspão por nenhuma flechinha. Assisti "Marte Ataca" e gostei muito, não esperava essa regressão do diretor...

Vinicius


* * *


É impressão minha ou o Michael Jackson faz o papel da dra. Zira neste filme?

serbon

Começou a gritaria ou o cais-cais-cais, como diria o Gravataí Merengue. Falo do papo da bomba atômica para fins pacíficos levantado por Roberto Amaral, ministro da Ciência e Tecnologia. Agora, ele está se desculpando, dizendo que não é bem assim, que foi mal interpretado e coisa que o valha. Mas querem saber? Eu sou a favor!!! Não, por temperamento não sou belicista e nem defendo a idéia de tacar uma ogiva nuclear na Argentina e em seguida anexá-la. Pensando bem, até que não é má idéia. Eu gostaria muito que o Brasil fizesse a sua bombinha atômica. Se o Paquistão (quem???) pode fazer a sua e ninguém se mete a besta com eles, por que não podemos ter a nossa, se somos um país bem mais "confiável" aos olhos da comunidade internacional?

Não adianta vir com essa cantilena pacifistóide de que a "bomba é retrocesso", "o mundo precisa de paz"... Se fosse assim, os nossos amiguinhos lá do Norte já estariam se livrando do arsenal que possuem e instaurariam uma era de bem-aventuranças no nosso mundico de Meu Deus. Mas por que não fazem isso? Pela paranóia, é claro, que está sempre em primeiro lugar. E em seguida, porque não são loucos. O projeto nuclear americano gera empregos, impostos, divisas, muitas divisas para o país. E mais: eles não fazem bombas para fins pacíficos, como estamos careca de saber e o seu Saddam vai lembrar daqui a pouco.

China, Índia, França e até a Coréia do Norte têm lá suas bombinhas. Mas eles são bacaninhas, gente boa, mas como seguro morreu de velho, fizeram uns trocinhos que explodem, né?

E se quisermos nos impor internacionalmente daqui pra frente, sinto muito dizer, mas teremos que ter muito mais do que uma boa política internacional (que, como comentei ontem, já começamos a ter).

Marcelinho Carioca no Vasco?

Não é possível... O ano nem bem começou e o Eurico já quer acabar com ele...

PLAYBOY/CRÍTICA

THAÍS NUA E PELADA




Acabei de ver o ensaio da Thaís do Big Brother. E fiquei positivamente surpreso. Ela é gostosinha e dá vontade de comer, sim... A única coisa que me intriga é: será que o aparelho atrapalha na hora do boquete? E se não atrapalhar o beneficiário do boquete, como é que ela faz se alguma "coisa" grudar no aparelho?

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]